Topas

 

 

APARELHO DENTÁRIO

aparelhos_dentarios.jpg

Foste ao dentista e falaram-te em aparelho? Já pensaste que tens os dentes tortos e gostarias de usar?

Os aparelhos dentários servem para ajustar os dentes à nossa boca... não servem apenas para pôr os dentes direitinhos... é importante que os dentes da arcada dentária superior e inferior encaixem bem, para que mastigar seja mais fácil, basicamente para que todos os dentes sejam uma equipa e trabalhem bem uns com os outros. Quando os dentes não encaixam bem quando fores mais velho podes ter vários problemas ... tanto nos dentes como na articulação temporo-mandibular (a articulação que permite falar, mastigar... mexer a boca). Há muitas pessoas que se arrependem de não tratar dos dentes quando ainda os têm todos e saudáveis... depois é mais complicado.

Existem dois tipos principais de aparelhos dentários, os aparelhos dentários fixos e os aparelhos dentários removíveis.

Aparelhos dentários fixos

Estes aparelhos são formados por pequenos quadrados de metal (os brackets) que são colados aos dentes. Por esses quadrados passa um arco metálico que vai permitir colocar os dentes na posição correta.

Aparelhos dentários removíveis

Estes aparelhos podem-se pôr e tirar da boca. São feitos de uma base acrílica que pode ser transparente ou cor-de-rosa e que encaixa no céu da boca. À base estão agarrados arames que fixam o aparelho e posicionam os dentes.

Há um site que explica bem os VÁRIOS TIPOS que existem (É BOM QUE VÁS AO DENTISTA JÁ COM ALGUMAS IDEIAS PARA QUE CONSIGAS FALAR COM ELE SOBRE AS TUAS DÚVIDAS)

http://ortodontiacuritiba.com.br/clinica/que-tipo-de-aparelho-dental-devo-usar/

O que é que implica colocar um aparelho?

O tratamento com aparelho dura geralmente entre 18 meses a 2 anos. Durante o tratamento, enquanto os dentes estão a ser colocados na posição correta, é frequente parecerem mais tortos por isso é importante continuar o tratamento até ao fim.

É importante falares com o teu dentista sobre todas estas dúvidas. Cada caso é um caso... o tempo que terás que usar... como deves fazer para lavar os dentes ... não tenhas vergonha de perguntar. É normal ter dúvidas. Eles é que são os dentistas!

Há aparelhos hoje em dia que são transparentes... a chatice é que não se aplicam em todas as situações... tem que ser mesmo o dentista a decidir qual a melhor opção no caso dos teus dentes.

Que cuidados se deve ter quando se usa aparelho?

É muito importante que laves os dentes todos os dias, de preferência 2x/dia. Quando usas aparelho isso ainda é mais importante....  acabam por existir mais sítios onde se acumula comida e forma-se placa bacteriana (uma mistura de bactérias e restos salivares). A placa tem uma cor amarelada ou branco sujo.

Deves escová-los com cuidado, limpando todo o aparelho, durante cerca de dois minutos. Se tens aparelho é normal que a lavagem demore um pouco mais... não vamos querer que apareça o mau hálito... grande inimigo a combater!!