Topas

 

 

BORBULHAS/ACNE

borbulhas.jpg

Não tens culpa de teres borbulhas, são uma parte natural do crescimento e infelizmente é um problema genético pelo que há famílias mais afetadas do que outras.

9 em cada 10 adolescentes vão ter borbulhas mais cedo ou mais tarde. Até os adultos têm borbulhas. Até as pessoas famosas e bonitas as têm, estão é disfarçadas por detrás de toda a maquilhagem!

Normalmente as glândulas sebáceas da pele produzem uma substância a que se chama sebo e cuja função é manter a tua pele com a oleosidade necessária para a proteger. As glândulas sebáceas existem em todo o corpo e estão localizadas numa zona da pele junto ao folículo piloso (raiz por onde nascem todos os pelos e cabelos do teu corpo).

Durante a adolescência o teu corpo produz mais hormonas (testosterona, hormona de crescimento) que vão fazer as tuas glândulas sebáceas produzirem muito mais sebo. A tua pele torna-se mais oleosa e o folículo piloso pode ficar obstruído e é isto que causa o aparecimento de uma borbulha.

Se entrarem bactérias para dentro desse folículo obstruído ele fica infetado e aparecem aquelas borbulhas avermelhadas ou que têm uma “cabeça” amarelada de pus.

Já agora, não estranhes se te aparecer uma borbulha precisamente no dia em que querias estar com o melhor aspeto possível porque vais ter um encontro especial.... o stress agrava as borbulhas!

O QUE É A ACNE?

A acne é uma problema cutâneo muito comum, portanto não fiques preocupado se a tiveres. Pode apresentar várias formas: lesões cutâneas, zonas de pele escamosas e avermelhadas, pápulas, pústulas, pontos negros, entre outras... e por vezes a pele pode ficar com algumas cicatrizes. As zonas do corpo onde mais frequentemente se manifesta são a cara, a parte superior do tronco e as costas.

Geralmente surge durante a adolescência e muitas vezes continua a manifestar-se durante a idade adulta. Na maioria das pessoas a acne desaparece por volta dos 20 anos de idade, mas não há como saber quando é que vai de facto desaparecer completamente.

É verdade que a acne não é uma coisa muito bonita e que muitas vezes acaba por baixar a autoestima da pessoa que sofre deste problema, mas ATENÇÃO, a acne pode ser facilmente tratada, portanto podes começar por experimentar produtos de aplicação tópica como cremes e loções de limpeza que te recomendem na farmácia. Convém mesmo serem produtos de farmácia indicados para pele com acne. Se tens bastantes borbulhas, pontos negros, e isso anda-te a incomodar fala com o teu médico e pergunta-lhe sobre os tratamentos que ele acha mais adequados para ti. Há vários tratamentos disponíveis, desde cremes, a antibióticos e mesmo tratamentos muito específicos para dar cabo do acne. Mas estes tens mesmo de falar com um médico para te aconselhar.

De uma forma ou de outra vais acabar por encontrar alguma coisa que melhore e controle a situação, por isso não te preocupes muito. Vale a pena é tratar antes que te deixe cicatrizes... essas sim difíceis de tratar.

Coisas que podes fazer para MELHORAR a tua pele

Há coisas que podes fazer para melhorar o problema das borbulhas:

- Apanhar sol – reduz a produção de sebo, diminui a atividade das bactérias e torna a pele mais seca. Mas cuidado!!! Usa protetor solar e de preferência UM QUE SEJA MESMO PARA PELES COM TENDÊNCIA À ACNE senão é pior a emenda que o soneto.

- Lavar bem a pele, com um sabonete/gel de limpeza adequado, uma ou duas vezes por dia (não convém muito mais que isso).

- Comer muitos vegetais e fruta E BEBER MUITA ÁGUA

- Mudar de produtos de maquilhagem – deves usar produtos de base aquosa em vez dos de base oleosa. Escolhe os que dizem “não comedogénico” na embalagem.

- Pede ajuda ao teu farmacêutico para escolheres produtos para a pele próprios para pele com borbulhas.

- Vai ao teu médico ou dermatologista.

Coisas que podem PIORAR as borbulhas

- Mexer muito na cara

- Espremer e manipular as borbulhas

- Tabaco

- Lavar a pele mais do que 2 vezes por dia

- Hidratantes, leites de limpeza, protetores solares de base oleosa (não indicados para pele com acne)

- Menstruação (geralmente nos 2-7 dias antes as borbulhas são piores)

- Stress (raparigas e rapazes)

- Suar muito

- Usar o cabelo a tocar muito na cara

- comer excessivamente produtos lácteos (leite, queijo, iogurtes) ou alimentos ricos em hidratos de carbono (pão, bolachas, batatas fritas).. Agora não leves isto demasiado a peito.... não comer excessivamente não quer dizer que tenhas de parar de comer este grupo de alimentos. Fazem falta nesta tua fase de crescimento.

FALSOS MITOS (HOUVE-SE MUITA COISA QUE NÃO É VERDADE!)

- comer chocolate agrava a acne (não há estudos a comprovar isso)

- comer alimentos ricos em gordura agrava a acne (não há estudos a comprovar isso)

- a acne ocorre por falta de higiene... nada a ver!