Topas

 

 

ECZEMA

eczema.jpg

O eczema (também chamado de dermatite atópica) é uma doença inflamatória da pele, que se caracteriza pelo aparecimento de áreas de pele muito seca e que provocam muita comichão. Existe uma tendência familiar para o desenvolvimento desta doença, ou seja, se um indivíduo sofre de eczema é provável que outro membro da sua família também o tenha.

Qual a sua frequência?

O eczema é uma doença muito frequente; uma em cerca de 10 pessoas sofrem de eczema. Contudo, apenas metade das pessoas que têm eczema enquanto são crianças vão manifestar a doença na idade adulta. Geralmente surge na infância, antes dos 7 anos de idade em 80% dos casos. Portanto, se chegaste à adolescência sem eczema, dificilmente corres o risco de o vir a ter. Se ainda o tens... tem que se arranjar uma forma de o controlar para que isso não seja um problema para a tua vida.

O eczema pode ser curado?

O eczema não tem uma cura propriamente dita, mas em muitas pessoas desaparece com a idade. Mas, para quem sofre de eczema, existem uma série de cremes que se compram na farmácia, ou que o médico pode prescrever, e que podem ajudar tanto, que uma pessoa quase se esquece que o tem.

Quais são as causas de eczema?

O motivo pelo qual muitas pessoas desenvolvem eczema não é completamente conhecido, mas este parece ser mais comum em indivíduos que também sofrem de rinite alérgica e asma. Estas doenças são causadas, na maior parte das vezes por alergia a alguma coisa (alimento, pó, pólenes, relva, etc.). Quem tem este tipo de problemas são chamados “atópicos” e geralmente têm predisposição familiar.

Outro tipo de eczema é a “dermatite de contacto”, que ocorre quando a pele entra em contacto com determinada substância à qual a pessoa é sensível. Existem muitas substâncias que podem desencadear a reação, mas os “culpados” mais comuns são produtos de maquilhagem, sabonetes, detergentes, perfume, tinta para o cabelo, bem como certos tipos de metal (o níquel, que existe nos artigos de bijuteria). Muitas pessoas não conseguem usar brincos porque estes contêm níquel e provocam, imediatamente, comichão e vermelhidão. Ultimamente têm aparecido várias adolescentes com este tipo de eczema quando fazem unhas de gel por reação aos produtos que aplicam nas mãos e unhas.

O eczema não é, de forma nenhuma, contagioso. Portanto, podes dar beijos à vontade numa pessoa com eczema!

TRATAMENTO DO ECZEMA

Coisas a evitar

Antes de mais, tenta evitar tudo o que te parece fazer o eczema piorar (como certos cremes, produtos de maquilhagem e sabonetes). Podes também tentar descobrir quais são as marcas de detergentes que usas em tua casa e que pioram a situação e quais são as melhores. Geralmente os detergentes “biológicos” são de evitar, pois tendem a agravar o eczema. Outras coisas que tendem a piorar o eczema são os sabonetes para fazer bolhinhas e roupas feitas a partir de tecidos sintéticos (como o nylon ou a lycra) que se usem em contacto direto com a pele. A tua pele existe para te proteger de alguns microrganismos que causam infeções, mas infelizmente, se tens eczema, ela não consegue executar esta função tão bem quanto a pele normal, o que faz com que fiques mais predisposto a ter algumas infeções da pele. Por outro lado, infeções locais também podem agravar o eczema. Em algumas pessoas certos alimentos e bebidas também agravam o eczema.

Hidratar

Usa muito, mesmo muito, creme hidratante mas, se notares que algum destes cremes te faz pior, para imediatamente de o usar. Vai à farmácia e experimenta os emolientes ou cremes especialmente indicados para pessoas com eczema.

Tratar as infeções da pele

Tem sempre o cuidado de tratar imediatamente as infeções da pele (quando está infetada a pele fica vermelha, inchada e dolorosa). Deves ir ao médico para ele te receitar os antibióticos (em comprimidos ou de aplicação tópica) indicados.

Corticoides

Se a tua pele não ficar melhor com o uso de alguns dos produtos indicados para pele com eczema, então o teu médico pode prescrever-te algumas pomadas ou cremes que contém corticosteroides. Estes são geralmente eficazes na resolução dos sintomas de comichão e pele ressequida, mas têm que ser usados em pequena quantidade, pois podem danificar a pele. Estes produtos também têm o problema de não poder ser aplicados na cara ou na região genital... onde às vezes o eczema também anda. Há muitas pessoas que têm medo dos tratamentos com cortisona. Não há motivo para isso, devem ser usados quando o médico manda e pelos dias de tratamento que ele mandar. Assim não terás problemas.

ALGUMAS DÚVIDAS QUE TÊM COLOCADO AO TOPAS:

Quem sofre de eczema pode tomar banho na piscina ou no mar? Sim! Pode tomar banho, no entanto o cloro ou o sal podem irritar-lhe a pele. Aconselha-se após o banho, lavar e secar o corpo sem esfregar, e aplicar um bom creme hidratante em todo o corpo.

Quem sofre de eczema pode praticar desporto? Sim, todas os adolescentes podem praticar desporto. Contudo, a transpiração provoca comichão. Qualquer que seja a atividade exercida, deves sistematicamente lavar-te, secar-te sem esfregar e aplicar um bom creme hidratante em todo o corpo

O sol é bom para quem tem eczema? Embora o eczema melhore no Verão, convém observar certas medidas de proteção: sombra, vestuário, chapéu, creme solar com proteção muito elevada… (e as recomendações do teu dermatologista). Na verdade, pode melhorar com o sol, mas se não tiveres as precauções todas... ele depois volta e em força!

As pessoas com eczema podem ter animais?

Muitas pessoas sonham ter um animal... ou até tens um lá em casa. Em todos os casos, o animal com pelo (cão, gato, coelho, hamster…) não deve dormir na cama ou no sofá. A casa deve ser aspirada pelo menos 3 vezes por semana.

Existem alimentos que podem provocar eczema? Sim, certos alimentos podem desencadear crises em certas pessoas sensibilizadas. Os principais alimentos são o leite de vaca, o ovo, o amendoim, a farinha de trigo, o peixe e o camarão. Com a internacionalização da cozinha e a diversificação da alimentação, vieram acrescentar-se o kiwi, os frutos de casca dura e o sésamo. Em caso de dúvida, consulta um alergologista, por cada caso é um caso e podes sempre ser alérgico a uma coisa e não a outras.