Topas

 

 

GÂNGLIOS LINFÁTICOS

ganglios_linfaticos.jpg

Os nódulos (ou gânglios) linfáticos encontram-se espalhados por todo o corpo. Fazem parte do sistema imunitário, que é o mecanismo de defesa contra as infeções que o nosso corpo possui.

É nos nódulos linfáticos onde residem os nossos glóbulos brancos, células responsáveis pelo combate aos microrganismos (como as bactérias e os vírus) que podem entrar no nosso corpo e provocar doenças.

Há zonas do corpo onde os nódulos linfáticos se agrupam e os grupos maiores situam-se no pescoço, axilas e virilhas.

Quando temos uma infeção, como uma constipação, uma amigdalite ou uma otite, os nossos glóbulos brancos movem-se em grande número para os nódulos linfáticos com o objetivo de matar o microrganismo que está a causar a infeção. Às vezes basta uma ferida na pele para desencadear estas defesas.

Isto faz com que os gânglios linfáticos aumentem de volume, o que por vezes pode ser um pouco incómodo. Os nódulos voltam ao tamanho normal quando a infeção é controlada. Na grande maioria das vezes o aumento do tamanho dos nódulos linfáticos é causado por uma infeção.

Muito raramente, os gânglios estão aumentados por outras causas, como problemas no sistema imune ou cancro. Portanto, se notaste o aparecimento de gânglios aumentados mas te sentes perfeitamente bem e não tens qualquer sinal de infeção, deves ir ao teu médico.

É importante que vás ao médico se os gânglios não voltarem ao tamanho normal ao fim de 2 ou 3 semanas.

É importante que vás ao médico se os gânglios não voltarem ao tamanho normal ao fim de 2 ou 3 semanas ou se tiveres os seguintes SINAIS DE ALARME:

  • gânglios aumentarem de tamanho progressivamente ou não diminuírem em 4 semanas;
  • terem uma consistência dura;
  • ter associado perda de peso, prostração, perda de apetite ou suar muito;
  • aparecimento de sinais inflamatórios locais (dor, vermelhidão e calor) ou pus, com ou sem febre;
  • localização junto da clavícula ou nas axilas;
  • presença de gânglios aumentados em mais de 2 zonas do corpo diferentes.