Topas



QUEIMADURA SOLAR



insolacao.jpg

Estás de férias, é hora de jantar e de repente começas a sentir um calor a subir pelo teu corpo. Não, não é por te teres sentado ao pé de uma pessoa muito gira! Tens uma queimadura solar e já não há nada a fazer. Dá as boas vindas a 3 dias de dor e de isolamento em quartos escuros enquanto os outros se divertem na praia.

A queimadura solar ou insolação não é só dolorosa mas também é perigosa. Aumenta o risco de cancro da pele, incluindo o melanoma que é uma doença muito grave.

Embora precisemos de apanhar alguma luz solar para nos mantermos saudáveis, a exposição em excesso é perigosa para a nossa pele. A queimadura solar e mesmo o bronzeado pode aumentar o risco de todos os tipos de cancro de pele para além de também causar rugas. Os solários são especialmente perigosos e devem ser evitados.

Previne a queimadura solar! Como?

-  Usa um protetor solar adequado. É importante que tenha um fator de proteção solar (SPF) superior a 30 (idealmente 50) e que proteja contra a radiação UVA e UVB.

- Põe uma camada de protetor solar suficientemente espessa sobre todo o corpo e com frequência suficiente.

-  Durante as horas do dia mais perigosas (a meio do dia, mais ou menos entre as 11h e as 16h) deves usar roupas leves e um chapéu para garantir a proteção – embora, as últimas investigações indiquem que mesmo usando roupa podes apanhar uma queimadura solar.

- Usa óculos de sol com filtro UV e batom com protetor solar.

-  Sê cuidadoso: também podes apanhar uma queimadura solar no inverno, especialmente se estiveres num local com neve.

Como dizia o antigo filósofo grego Melanoma: “Senta-te à sombra de uma árvore entre as 11 e as 3 da tarde. Veste a camisa, mete o chapéu.”

Tenho uma queimadura solar! O que posso fazer?

- Refresca a zona vermelha da pele com uma esponja embebida em água fria. Põe creme hidratante ou um creme hidratante pós-solar. MANTÉM-TE À SOMBRA.

- Não rebentes nenhuma bolha.

- Bebe muitos líquidos

- Podes tomar paracetamol para as dores

- Reorganiza os teus planos de viagem de forma a não apanhares mais sol.

- Se a queimadura cobre uma área grande do teu corpo tens que ir ao médico.

- Não te esqueças que uma queimadura solar grave pode ser muito, muito  dolorosa e precisa de tratamento. Convém manteres essa zona ao ar, aplicares tratamento específico para queimaduras e muito cuidado para não infecta.

Até poderás pensar... que drama .. exagerei mas amanhã tenho mais cuidado.. a verdade é que a nossa pele tem memória... todo o sol ao longo de uma vida fica lá marcado... é uma seca... se te protegeres podes fazer vida normal muitos e muitos anos!