Topas

 

 

MAMAS

mamas.png

As mamas (seios ou peito como às vezes) de uma rapariga são únicas, como se se tratassem de autênticas impressões digitais elas nunca são idênticas às de outra pessoa, e o mesmo acontece com o tamanho e a cor dos mamilos.  

As mamas que vemos nas modelos, atrizes de cinema, anúncios de lingerie, revistas ou videoclipes, foram, a maior parte das vezes, alteradas recorrendo às mais diversas formas: operações cirúrgicas, a imagem é alterada digitalmente, são puxadas para cima, para baixo, para fora, ou para dentro... tudo em nome da perfeição artificial. Portanto, não te deixes levar pela aparência!

As mamas, normais e saudáveis, vêm em todas as formas e feitios, como cada pessoa no seu todo. A função das mamas é a amamentação, isto é, dar leite ao bebé quando ele nasce. Também são importantes, para algumas mulheres, durante as relações sexuais, uma vez que tocar-lhes pode ser sexualmente estimulante.

Algumas mulheres gostam de usar roupas que realcem as suas formas femininas, incluindo o seu peito, porque as faz sentir mais sensuais e melhor consigo próprias. Assim também conseguem atrair bastante a atenção dos rapazes. Por seu lado, os rapazes têm preferências diferentes quanto ao tamanho das mamas que gostam de ver numa rapariga. O que conta mesmo é a sua personalidade e como a rapariga é no seu todo. Não me digas que escolhias um rapaz só pelo tamanho e forma dele!!!!

Soutiens

Cada pessoa tem opiniões diferentes no que diz respeito a soutiens. Existem muitos modelos de soutiens, com diferentes formas, materiais e tamanhos. Uns têm aros por dentro, uns abrem à frente, outros não têm alças para se usarem por baixo de vestidos ou tops “caicai”, uns são almofadados para fazer o peito parecer maior, outros dão mais suporte e são melhores para quem tem o peito maior. O mais importante é que deves escolher um que gostes e com o qual te sintas confortável... mas também que tenha o tamanho certo. É importante que a mama fique toda dentro da aba do soutien e que esteja ajustado no ombro para que não se mexam muito.

Crescimento das mamas

As mamas começam a crescer, na maioria das rapariga, entre os 10 e os 14 anos. Contudo, isto varia muito e em algumas raparigas as mamas podem começar a crescer antes ou depois destas idades. O inicio do crescimento das mamas é, muitas vezes, o primeiro sinal da puberdade. O crescimento das mamas para mais tarde do que a maioria das pessoas julga. Estudos indicam que as mamas podem continuar a crescer até aos teus vintes ou trintas, embora a maior parte do seu crescimento ocorra durante a puberdade – algures entre os 10 e os 18 anos. Como as mamas são, em grande parte, constituídas por gordura, elas podem aumentar ou diminuir consoante ganhes ou percas peso. Cada uma das tuas mamas tem um tamanho ligeiramente diferente da outra, da mesma forma como uma das tuas mãos ou um dos teus pés é maior ou mais pequeno que o outro. A posição de uma das mamas, ou a sua forma também pode ser ligeiramente diferente da que a outra tem.

Os rapazes podem ter mamas?

Os rapazes têm mamilos como as raparigas. Geralmente os rapazes não desenvolvem mamas, mas por vezes, durante a puberdade, podem desenvolver algum tecido mamário que forma um pequeno alto e que pode ser um pouco doloroso e isso é perfeitamente normal. Os rapazes mais gordos podem parecer estar a desenvolver mamas, mas na verdade não passa de tecido adiposo.

Mamilos

Os mamilos contêm a terminação dos canais por onde passa o leite durante a amamentação (os canais galactóforos). A sua cor varia do rosa claro, ao castanho mais escuro e podem existir alguns pelos ao seu redor. O tamanho do mamilo e da área à sua volta varia muito de mulher para mulher, podendo ir do tamanho de uma moeda de 20 cêntimos ao tamanho de um CD. Os mamilos podem projetar-se para fora, ou ser achatados, ou até invertidos (quando o centro do mamilo vai para dentro) e todos são perfeitamente normais. Geralmente, tendem a apontar ligeiramente para fora, o que é natural, porque assim, quando a mulher amamenta o mamilo está mais acessível ao bebé quando este está a ser segurado ao colo da mãe.

SINAIS DE ALARME!!

Se um mamilo que era projetado para fora, subitamente se torna invertido, SE PALPAS QUALQUER COISA ESTRANHA DENTRO DA MAMA, TIPO UMA BOLA... ou se SAIR LÍQUIDO DO MAMILO ... é melhor ser um médico a ver!! Não tenhas vergonha, um médico está habituado e pode tratar o que se passar e voltares à tua vida normal e mais descansada. Sei que é difícil mostrar uma parte do corpo sensível mas é mesmo importante ... e vais ver que um profissional de saúde te irá pôr à vontade.

Estrias

Cerca de 50% das mulheres têm estrias nas suas mamas. Estas marcas brancas, em riscas, ocorrem naturalmente e não são provocadas por se correr sem soutien, ou dormir de barriga virada para baixo ou qualquer outra coisa. A maior parte das vezes tem apenas a ver com o crescimento. Se notares que te estão a aparecer uns “riscos” avermelhados podem ser estrias que se estão a desenvolver. Nestas há mais hipótese de tratamento com cremes anti-estrias. O melhor mesmo é prevenir... não são só as crianças que precisam de hidratar a pele... os adolescentes também estão a crescer... se hidratares bem a pele a probabilidade de aparecerem estrias é muito menor. Se forem brancas não há nenhuma solução muito eficaz para as fazer desaparecer, mas tendem a ficar menos visíveis com o tempo.