Topas

 

 

MENSTRUAÇÃO

menstruacao.jpg

A menstruação (ou o período, como muitas vezes é designada) consiste na perda de sangue pela vagina resultante da descamação do revestimento do útero (o endométrio). Chama-se menarca à primeira menstruação de uma rapariga e menopausa à altura da vida em que a mulher deixa de ter menstruações. As menstruações são controladas pela libertação de hormonas na corrente sanguínea.

Ovulação

Chama-se ovulação à libertação do óvulo para fora do ovário. Este processo ocorre uma vez por mês, cerca de 14 dias antes do início da menstruação. O dia da ovulação depende da duração do teu ciclo. Para engravidares tens que estar nesta fase de ovulação.

Há vários mitos (ideias não verdadeiras mas que se espalham por aí) que gostávamos que soubesses:

MITO 1: Estas contas de 14 dias antes da menstruação não são nada fiáveis (chama-se o método do calendário). O problema é que os 14 dias são a contar para trás a partir do 1º dia da menstruação... como não conseguimos adivinhar ao certo quando vamos ter a próxima... como havemos de saber exatamente que faltam 14 dias??

Como vês ... é um mito o método do calendário e não funciona.

Para além que ao ter relações sexuais a gravidez não é o único problema... as infeções sexualmente transmissíveis também não dão para evitar com o método do calendário.

MITO 2: Algumas pessoas pensam que, por ainda não terem tido nenhuma menstruação não podem ter ovulações, mas atenção: é normal haver ovulações mesmo antes de teres a tua primeira menstruação! Portanto, se tiveres relações sexuais, mesmo antes de teres começado a ter menstruações, é possível engravidares.

Menstruação... quando? Com que frequência? Para sempre?

Quando é que as raparigas começam a ter o período?

95% das raparigas têm a primeira menstruação entre os 11 e os 15 anos.  As restantes podem começar a ter o período quando ainda são mais novas, aos 8 anos, ou mais velhas, aos 16 ou 17 anos. Todos estes casos podem ser perfeitamente normais mas se tens 15 anos ou mais e não te veio ainda a menstruação convém o teu médico te avaliar para ficares mais descansada. Sem vergonhas... acontece a muitas raparigas.

Com que frequência ocorrem as menstruações?

A maioria das raparigas têm a menstruação a cada 21 a 35 dias e cada menstruação dura alguns dias (3 a 7). Geralmente as pessoas contam 28 dias e acham estranho não ser o caso delas... é apenas uma média. Podem ser mais ou menos dias... é importante fazeres um calendário para conseguires perceber como funciona o teu corpo. Até há aplicações bem fixes para o telemóvel que fazem as contas por ti. Cuidado apenas que nas aplicações aparece o método do calendário (assinalam lá os dias que estás mais fértil... é só isso. Mais fértil ...  não quer dizer que nos outros dias não se possa engravidar).

Nos primeiros 2-3 anos de menstruações elas podem ser menos frequentes, com intervalos que podem ir até 45 dias ou mais. Geralmente depois as menstruações começam a ficar mais regulares.

Cerca de 1 em cada 10 mulheres terá sempre menstruações irregulares.

As mulheres têm menstruações para sempre?

A maioria das mulheres deixa de ter menstruação por volta dos 50 anos. A esta fase chama-se menopausa.

Quais são as causas para deixar de ter menstruação (amenorreia)?

A amenorreia primária acontece quando a mulher chegou aos 15 ou 16 anos e ainda não teve sua primeira menstruação. Neste caso não é deixar de ter a menstruação mas sim nunca ter tido a menstruação.

A amenorreia secundária é definida como a ausência de menstruação em pessoas que tem ciclos normais e param de menstruar mensalmente por três ciclos ou mais.

A causa mais comum para uma mulher deixar de ter menstruação é a gravidez.

Outras causas frequentes em adolescentes incluem:

-  perda de peso causada por anorexia ou outro distúrbio alimentar

-  prática de muito exercício físico (como algumas atletas de alta competição)

-  causas hormonais que precisam de ser esclarecidas!!

- Pílulas e outros métodos anticoncecionais, como contracetivo injetáveis, implantes ou o DIU (dispositivo intrauterino), também podem causar amenorreia. Mesmo após interromper qualquer um destes métodos pode demorar algum tempo antes da regularização da ovulação e voltares a menstruar.

Se deixaste de ter a menstruação e tens relações sexuais deves ir ao médico. Se achas que podes estar grávida vai ao teu médico. Se não tiveste relações sexuais e já não tens menstruações há alguns meses é importante que também vás ao teu médico, que pode querer que faças alguns exames. Até pode ser normal mas é muito importante esta parte feminina do teu corpo estar a funcionar bem.

Tensão pré-menstrual (TPM)

9 em cada 10 raparigas sofre de algumas alterações físicas e de humor um ou dois dias antes da menstruação começar. Nunca reparaste que ficas mais irritada... sensível... aquela sensação de “não me podem dizer nada que eu expludo logo!”? Estas alterações podem incluir:

-  tensão mamária (os seios podem ficar dolorosos)

-  cansaço

-  irritabilidade

-  aumento da acne

-  sensação de inchaço (distensão abdominal)

- ansiedade, tristeza, irritabilidade, choro fácil

- dificuldade em te concentrares

- alterações no apetite (ou sem fome ou com uma fome voraz!)

- dores musculares e articulares

- dores de cabeça

- aumento de peso

- alterações do sono

Estas sensações normalmente desaparecem quando a menstruação começa (por isso é que se chama tensão “pré” – menstrual!). Qualquer destes sintomas se durarem apenas uns dias e forem sempre antes da menstruação então é isso que se passa contigo. Se vires que não passam então tens que falar com os teus pais ou diretamente com o teu médico.

Para algumas raparigas praticar exercício físico ajuda a combater estes sintomas, outras sentem a necessidade de comer ou beber coisas doces e outras ainda preferem enroscar-se com uma botija de água quente.

Se as dores menstruais forem fortes há medicamentos que se podem tomar como o paracetamol ou o ibuprofeno. Não se deve abusar muito destas medicações mas não faz mal se nas doses corretas e se for apenas nos 2-3 dias piores da menstruação (normalmente na véspera de vir o período e nos dois primeiros dias depois de aparecer). Se vires que tens dores terríveis e que não passam com nada tens que ser vista por um médico. Há algumas doenças que tipicamente fazem estas dores muito fortes e que não passam com os comprimidos.

Se tens muitos sintomas de TPM e se eles te incomodam muito, vale a pena falares com o teu médico de forma a ele prescrever um tratamento que te faça sentir melhor todos os meses. Mas, muitas vezes, já é uma ajuda saber que estes sintomas são normais, que passam e que não tens motivo para te preocupares.

Tampões e pensos higiénicos

Ambos são bons, apenas tens que encontrar o que se adequa melhor a ti e te faz sentir mais confortável.

Pensos higiénicos

Os pensos higiénicos têm uma banda de cola que os fixa nas cuecas de forma a que o sangue fique no penso e não vá parar onde não queremos. Eles absorvem o sangue à medida que ele vai saindo pela vagina. Podes comprá-los nos supermercados ou nas farmácias.

Tampões

Os tampões são colocados no interior da vagina e absorvem o sangue antes que este saia para o exterior da vagina. Existem tampões de vários tamanhos. Pode ser uma boa ideia começares por usar os “mini”, uma vez que estes são mais fáceis de colocar, até que te habitues a usar tampões. Alguns tampões vêm com aplicador e todos têm um fio que permite retirá-los com maior facilidade.

Se ainda não tiveres tido relações sexuais, podes usar tampões na mesma, e continuas a ser “virgem” se os usares.

Normalmente, enquanto estás menstruada, terás que mudar de tampão ou penso higiénico várias vezes ao dia. Os tampões (e alguns pensos) vêm com instruções detalhadas sobre como os usar. Convém teres as mãos lavadas para introduzir e para retirar o tampão.. é uma zona sensível e não convém infetá-la e é importante que respeites os números de horas que recomendam nas instruções. Há complicações graves de nos esquecermos um dia inteiro de um tampão lá dentro!!

MITOS SOBRE OS TAMPÕES:

Pode-se perder dentro do útero!! Isso é totalmente mentira, podes ficar tranquila, porque ele não vai sair por aí a passear pelo teu corpo. A entrada do útero é muito pequena para ele conseguir passar (é do tamanho de uma cabeça de fósforo).

O cordão pode-se partir quando o estou a retirar! Isso é impossível, porque ele é amarrado em volta da tira de fibras do tampão, antes de ser prensado, pelo que é totalmente seguro.

Geralmente as raparigas preferem os tampões porque permitem nadar e praticar atividades físicas, e, para além disso, para não se notar o penso nas calças. Não te sintas pressionada a usar por ninguém... experimenta e logo vês se te sentes confortável. Normalmente as primeiras vezes é estranho mas rapidamente passas a usar e até a esqueceres-te que ele está lá.

 Porque é que as raparigas têm a menstruação?

Quando uma rapariga nasce ela tem milhares de “ovos” no interior dos seus ovários. Depois de atingir a puberdade (por volta dos 11 aos 15 anos), aproximadamente uma vez por mês, acontece o seguinte:

- Alterações hormonais fazem com que o ovário liberte um óvulo. Existem dois ovários, um de cada lado do topo do útero. Os ovários estão ligados ao útero pelas trompas de Falópio.

- O óvulo atravessa as trompas de Falópio em direção ao útero. Seria no útero que cresceria um bebé se um óvulo fosse fecundado por um espermatozoide.

- Todos os meses a parede interna do útero sofre alterações, tornando-se mais espessa e esponjosa, preparando-se para a eventualidade de um óvulo fertilizado lá chegar e assim ter condições para se desenvolver.

- Se o óvulo não foi fecundado por um espermatozoide, então ele e a parede interna do útero vão ser expulsos.

- Saem pelo colo do útero e são expulsos pela vagina (mas não estejas à espera de conseguir ver o óvulo porque ele é mais pequeno que a cabeça de um alfinete e sai misturado com sangue e células da parede do útero que descamou).


Podes CLICAR NAS SEGUINTES LIGAÇÕES para saber mais coisas:

APARELHO GENITAL FEMININO

GRAVIDEZ

A PRIMEIRA VEZ

CONTRACEÇÃO

INFEÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS