Topas

 

 

OLHOS

olhos.jpg

Tens a sensação que não vês bem? Não lês bem o que está no quadro na escola? A ler tens a sensação de letras desaparecem?

Convem testar os olhos de vez em quando ou quando tens a sensação que não vês bem.

Tens a sensação que não vês bem? Não lês bem o que está no quadro na escola? A ler tens a sensação de letras desaparecem?

Convem testar os olhos de vez em quando ou quando tens a sensação que não vês bem.

Se fores a um oftalmologista muito provavelmente vão-te fazer um teste que utiliza a tabela de Snellen (imagem que colocámos acima). Esta tabela tem letras grandes na parte superior e letras cada vez mais pequenas à medida que vão para baixo.

Para além disso vão observar os teus olhos por dentro com a ajuda de uma luz especial chamado oftalmoscópio, para que possam ver a " retina " na parte de trás do olho, que é a parte que é sensível à luz e envia as mensagens de luz para o seu cérebro.
Se não conseguires ler bem as letras todas vão testar novamente, mas desta vez, com uma espécie de óculos e vão alterando as lentes para ver com qual é que consegues ler bem essas mesmas letras, mesmo as da última linha… que são as mais pequeninas e por isso mais difíceis. 

Muitas pessoas fazem os testes nas lojas de óculos e lentes de contacto... era melhor seres visto por um médico oftalmologista... os olhos são muito importantes e testar apenas a visão não chega para dizer se eles estão bem!

Os problemas mais frequentes são:

A miopia – É uma situação em que a imagem é focada à frente da retina e traduz-se por uma dificuldade de visão ao longe. Um olho míope é normalmente maior que o normal e é mais propenso a algumas doenças (ex. glaucoma, descolamento de retina, etc.) pelo que carece de uma atenção especial por parte do médico oftalmologista.

A hipermetropia – É um defeito refrativo caraterizado por dificuldade de visão ao perto. Provoca habitualmente fadiga ocular e até dores de cabeça com o trabalho mais minucioso ou com a leitura, pela exigência aumentada de focagem a que os olhos são solicitados. Um olho hipermétrope é habitualmente mais pequeno que o normal e a “resistência” à hipermetropia diminui com a idade. Pode ser a causa do mau aproveitamento escolar de um aluno.

O astigmatismo – Corresponde a uma qualidade visual desigual consoante o eixo visual em causa. Resulta na maioria dos casos a uma curvatura desigual da córnea provocando uma visão distorcida, meia desfocada. Pode ocorrer isoladamente ou associado aos outros defeitos refractivos.

Todos estes problemas têm solução ... óculos ou lentes de contacto! Em relação às lentes de contacto se tens menos de 18 anos de idade tem que ser o oftalmologista a ver se o teu olho pode ou não usar lentes de contacto.

Se tens algum tipo de preocupação com a tua visão convém mesmo que sejas testado por um oftalmologista (médico dos olhos).