Topas

 

 

PRESSÃO ARTERIAL

pressao_arterial.jpg

A pressão arterial (ou tensão arterial) é a medida da força que é exercida pelo sangue nas paredes dos vasos sanguíneos. É constituída por dois valores: o primeiro refere-se à pressão nas artérias (os vasos que levam o sangue do coração para o resto corpo) quando o coração contrai; o segundo corresponde à pressão quando o coração relaxa.

A pressão arterial é geralmente medida por um médico ou uma enfermeira que usam um aparelho com uma braçadeira que é posta à volta do teu braço e que é depois insuflada e desinsuflada.

A pressão arterial pode estar baixa (hipotensão), normal ou alta (hipertensão).

Geralmente ter a pressão arterial baixa não causa muitos problemas. Pode dar algum mal-estar, a pessoa pode sentir tonturas ou mesmo desmaiar. O risco acaba por ser bater com a cabeça, desmaiar para dentro de água... ou seja, é mais grave a consequência de desmaiar do que a tensão baixa em si.

Já ter a tensão alta (hipertensão) é diferente. Esta pode causar vários problemas e danificar os teus rins, as tuas artérias ou o teu coração.

É importante em consultas de rotina ir medindo a pressão arterial mesmo que te sintas bem.

Se ela estiver alterada pode ser sinal que alguma coisa não está bem e conseguirmos detetar cedo qual o problema é super importante. Não tens aí o aparelho de algum familiar para experimentares? Idealmente deve ser mais baixo que 130/80 mmHg mas este valor não é fixo (varia com a IDADE e com a ALTURA da pessoa). Se não estiver parecido pergunta ao teu médico! A hipertensão não dói, mas faz bastante mal. Tem que se perceber porque é que o teu corpo está a reagir assim. Pode ser um problema nos rins, pode ser um problema hormonal, pode ser apenas porque tens peso a mais.... tratamentos diferentes conforme o problema.