Topas

 

 

VERRUGAS

verrugas.jpg

Os locais onde é mais comum surgirem verrugas é nos dedos das mãos e nas plantas dos pés, mas também podem surgir no pénis ou nos lábios vaginais (a estes tipos de verrugas chamam-se verrugas genitais). As verrugas genitais são causados pelo Vírus do Papiloma Humano. Existem cerca de 40 estirpes diferentes deste vírus: as que causam verrugas nos dedos das mãos e nos pés são diferentes das que provocam as verrugas genitais.

Captura de ecrã 2016-09-16, às 01.53.53.png

Verrugas nas mãos

As verrugas nas mãos são causadas por um dos muitos subtipos de vírus que causam verrugas. Começam por ser pequenos altos carnudos em qualquer parte da mão que vão crescendo gradualmente. Se róis as unhas, é particularmente frequente que surjam em torno da base das unhas. A maioria desaparece, passados cerca de três meses, sem ter que se fazer nada, mas podes “pincelá-las” com líquidos especiais para verrugas que se podem comprar na farmácia. Se mesmo assim não desaparecerem o teu médico pode queimá-las com nitrogénio líquido, o que vai eliminar o problema.

Verrugas nos pés

As verrugas nos pés são causadas pelos mesmos vírus que causam as verrugas nas mãos. Porém, como se situam na planta dos pés, ao caminhar, as verrugas são pressionadas para o interior do pé e por isso crescem para dentro, em vez de se desenvolverem para fora. É por isso que podem ser tão dolorosas. Tal como as verrugas das mãos, cerca de 80% desaparece por si, com o passar do tempo, mas como tendem a ser dolorosas podes tratá-las mais cedo. Para tal, podes dirigir-te à farmácia e comprar pensos para verrugas ou um líquido que se vai aplicando todos os dias até a verruga desaparecer. É u tratamento chato porque a pele fica inflamada e pode doer... para ajudar podes por vaselina à volta da verruga... assim o penso ou o líquido acertam apenas na verruga e poupam a pele à volta. Pode também ser necessário raspares a pele morta da verruga. Se não passar com o tratamento então convém mesmo ser visto por um médico... não é difícil de tratar mas quantas mais tiveres mais vai doer!

Verrugas genitais

As verrugas que surgem no pénis e em torno do exterior da vagina denominam-se verrugas genitais, por razões óbvias. São transmitidas sexualmente, ou seja, quando se tem relações sexuais com uma pessoa que tenha verrugas genitais. Infelizmente nem sempre podes saber que a outra pessoa tem verrugas genitais, pois por vezes elas não são assim tão óbvias e fáceis de ver. Esta é uma das razões pelas quais deves sempre usar preservativo. Quer seja um rapaz, quer seja uma rapariga que as tenha, o preservativo (desde que seja corretamente colocado desde o início da relação sexual) vai impedir a transmissão do vírus que provoca o aparecimento de verrugas. Se pensas que tens verrugas genitais, dirige-te ao teu médico, é provável que ele, para além de tratar esse problema, investigue também se tens outras doenças sexualmente transmissíveis.