Topas

 

 

COMIDA SAUDÁVEL

alim_saudavel.jpg

Todos temos que comer para nos mantermos vivos. E para nos sentirmos bem e estarmos saudáveis precisamos de comer comida saudável. Contudo, o maior problema é que nos dias que correm as pessoas não sabem comer bem e por isso há tanta gente a sofrer excesso de peso ou obesidade. A maior parte dos estudos científicos identifica a falta de atividade física e as mudanças nos hábitos alimentares como a principal causa da obesidade. No entanto, os aspetos psicológicos ligados a esta doença não devem ser colocados de parte.

Exemplos de “comer de forma caótica”:

  • não nos sentarmos à mesa para fazer uma refeição completa
  • estarmos sempre a petiscar, comer doses grandes demais por gula e depois fazer dieta por uns tempos
  • comer só determinado tipo de alimentos
  • comida pré-feita ou “fast-food” para ser rápido, saboroso e barato
  • quando a pessoa está nervosa desatar a comer mais e mais petiscos porque sente que alivia o stress

.......   torna-se difícil abandonar esse vício e a camada de gordura envolvente.

Para além do aumento de peso ainda há outros riscos de comer muito mal:

- distúrbios alimentares (estes incluem a anorexia, a bulimia, binge eating ... e qualquer pessoa pode ficar com um deles ...  por uma razão ou por outra)

- problemas de saúde por défices de determinados elementos (cálcio, outros iões, proteínas, etc.)

- imagem corporal negativa

- baixa autoestima

- elevados níveis de ansiedade.

Estas pessoas geralmente são chamadas de preguiçosas e com falta de vontade e de motivação. Mas nem sempre é esse o caso!!

Captura de ecrã 2016-06-22, às 18.13.54.png

(IMAGEM RODA DOS ALIMENTOS  - RETIRADA DO SITE PLATAFORMA CONTRA A OBESIDADE - VAI LÁ ESPREITAR)Existem cinco grupos diferentes de alimentos. Os grupos são:

  • Hidratos de carbono - por exemplo, pão, cereais ou batatas. Uma porção é de aproximadamente uma batata de tamanho de um ovo ou 2 colheres de sopa de massa. Precisas de comer 4-6 porções de carboidratos por dia. Na fase da adolescência convém que todas as refeições incluam carboidratos.
  • Proteínas - por exemplo, carne (de preferência magra, como a das aves), peixe, ovos e frutos secos. Uma porção é um pedaço de carne ou peixe um pouco menor do que o tamanho de um baralho de cartas. Precisas de comer duas porções por dia.

O feijão, grão, ervilhas e lentilhas também são importantes porque são uma boa fonte de proteínas e de ferro.

  • Produtos lácteos - leite, queijo ou iogurte. O tamanho da porção é um pote de iogurte ou queijo um copo de leite . Precisas de 2 porções de produtos lácteos por dia.
  • Frutas e vegetais - precisas de 5 porções por dia. O tamanho da porção é mais ou menos o tamanho da tua mão fechada. Por isso varia de pessoa para pessoa. São ricos em vitaminas e minerais, fundamentais para o corpo funcionar. Devem estar presentes em todas as refeições.
  • Gorduras e alimentos açucarados - as pessoas que querem cuidar do seu peso muitas vezes não querem comer alimentos gordurosos , mas é muito importante que o façam. O nosso corpo precisa da quantidade certa de gorduras. Nem todas as gorduras são más ... as que encontramos em alimentos como o azeite, a margarina, o óleo de peixe e  nos frutos secos como as nozes são importantes. As gorduras más são em batatas fritas e hambúrgueres. É difícil definir o tamanho de porção de gorduras, principalmente porque elas estão escondidas noutros alimentos. O que é importante observar é se não estás a comer em excesso as gorduras más ou alimentos muito açucarados. Sabias que são as gorduras e as proteínas que te dão força e energia ... imagina esses teus colegas que não as comem .. acabam muito irritados e sem paciência para nada .. nem para as coisas boas!
  • ÁGUA – muito importante!! Deves tentar beber 2 L por dia (parece muito... mas na realidade o que estamos é todos habituados a funcionar com pouca água...)
  • Evitar excesso de sal.... tenta pôr tudo lá em casa a perceber como se deve comer... comer, dormir, viver... temos que saber fazer bem estas coisas para que a nossa máquina tenha o máximo de rendimento (já imaginaste num carro se não lhe puseres gasóleo...água no motor... óleo dos travões... tudo tem a sua quantidade certa... ou simplesmente deixa de funcionar).

É normal que os dias sejam todos diferentes. Se num dia comeste mais de uma classe de alimentos podes comer mais de outra no dia seguinte. Ao final de uma semana convém teres conseguido ingerir de uma forma equilibrada de todos os grupos de alimentos.

Para saberes o que hás de comer (ninguém sabe de cor o que é cada porção vê AQUI) 

EXEMPLO DE UM DIA SAUDÁVEL

Pequeno-almoço: taça de cereais à base de aveia + 1 copo de leite + 1 banana

Lanche a meio da manhã (porque o corpo detesta estar muitas horas sem comer.... se estiveres em jejum muito tempo assim que comeres alguma coisa vai ser TUDO absorvido porque o corpo começa a pensar... será que há falta de comida?? O melhor é guardar tudo!): Iogurte + barra de cereais pouco calórica

Almoço/Jantar: Sopa de legumes + carne ou peixe + fruta

Lanche da tarde: sandes de queijo, manteiga ou fiambre + leite

 

Para saberes o que hás-de comer (ninguém sabe de cor o que é cada porção vê AQUI)