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EXERCÍCIO FÍSICO

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Muitas vezes é difícil ficar motivado para fazer exercício, mesmo que esta seja a forma mais eficaz e segura de perder peso.

A melhor maneira de ter certeza que se consegue fazer e manter exercício físico regularmente é fazer algo que gostes.

Dessa forma vais achar que queres fazer uma coisa em vez de pensares nisso como uma tarefa pesada.

O exercício pode ser feito através de uma variedade de formas - dança, ciclismo, desportos de equipa ... mas tem mesmo de ser alguma coisa que também dê prazer. Uma hipótese é comprometeres numa atividade regular, como uma aula de dança ou equipa de basket, porque assim não és capaz de desistir tão facilmente como alguma atividade que depende apenas de ti.

 QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DO EXERCÍCIO?

- Mantem os ossos fortes, com menos probabilidade de doenças ou fraturas

- Reduz a probabilidade de morte de causa cardíaca

- Queimar calorias o que ajuda a perder peso

- Nas pessoas que tenham diabetes ajuda a controlar os níveis do açúcar (glicémia)

- Baixa a pressão arterial, especialmente nas pessoas que têm hipertensão arterial

- Ajuda-te se te sentires em baixo ou estiveres com Depressão

QUE TIPOS DE EXERCÍCIO FÍSICO EXISTEM? - existem 3 tipos:

● Aeróbico – aumenta o fluxo sanguíneo e a frequência cardíaca (caminhadas, correr, nadar, saltar à corda, body pump, hidroginástica)

● Resistência – torna os teus músculos mais fortes (ginásio ou com pesos  - cuidado com as costas!)

● Elasticidade – ajuda na flexibilidade e fortalece os músculos e os tendões.

É importante que o exercício que faças tenha os 3 tipos de exercício para que o teu corpo, músculos e articulações possam estar no seu máximo de saudável. 

POSSO COMEÇAR A FAZER EXERCÍCIO ANTES DE FALAR COM UM MÉDICO?

Isso é importante principalmente se já não fazes exercício há muito tempo ou no caso de teres alguma doença... nesse caso será melhor saberes primeiro qual o tipo de exercício físico mais adequado.

Deves começar o teu programa de exercícios devagar e depois à medida que vais ganhando resistência vais aumentando o tempo de exercício e a intensidade. Se exageras logo ao início das duas uma ... arranjas uma lesão e acabou-se o exercício... ou ficas tão cansado e com dores musculares, cãibras, etc. ...  que desistes de fazer exercício regularmente... e isso leva o plano todo por água abaixo.

O QUE DEVO FAZER DURANTE O EXERCÍCIO?

Cada vez que fizeres exercício respeita os seguintes passos e regras:

1 - Aquecer ... assim prevines lesões, aqueces os músculos e eles ficam mais preparados. Para aquecer faz 5-10 minutos de exercício aeróbico leve. Também deves fazer alongamentos em todas as articulações (pescoço, ombros, cotovelos, costas, ancas e joelhos).

2 - Pelo menos 2x por semana tenta adicionar exercícios de resistência ao teu treino

3 - Arrefecer - ninguém liga muito a esta parte e na realidade traz imensos resultados. Significa fazer intervalos durante o exercício físico de cerca de 5 min com alongamentos ou com exercícios aeróbicos leves.

4 - Alongamentos no final... pelo menos conta até 15 em cada parte do corpo que estás a relaxar... se os alongamentos forem bem feitos no outro dia não te dói nada... se doer... para a próxima tem mais atenção a esta parte.

5 - Usa sapatos adequados e confortáveis

6 - BEBE MUITA ÁGUA 

QUANTAS VEZES DEVO FAZER EXERCÍCIO FÍSICO?

Os médicos recomendam que as pessoas se exercitem 30 minutos por dia em pelo menos 5 dos 7 dias da semana.

SINAIS DE ALARME PARA IR AO MÉDICO??

Se alguns destes sinais aparecer = PARAR EXERCÍCIO E IR AO MÉDICO

- Dor no peito durante o exercício

- Náuseas e vómitos

- Palpitações (sensação que o coração está a bater muito depressa)

- Sentires-te tonto ou desmaiares

QUANDO NÃO TIVER TEMPO PARA FAZER EXERCÍCIO... O QUE POSSO FAZER PARA COMPENSAR?

- Usa as escadas e não elevadores

- Pede para te deixarem mais longe do sítio onde vais... boleia apenas até uns 500m da escola por exº.

- Quando fores a algum lado tenta ir por um caminho mais longo

- Tenta não estares mais que meia hora sentado... levanta-te... uns saltos... uma corridinha rápida...

 Infelizmente não existem medicamentos que façam perder peso de maneira segura ... até podem resultar... mas assim que os largas aí vem o peso novamente ... é um desperdício de dinheiro e uma tareia que dás ao teu organismo. Tenta parar de pensar no exercício como algo que tens que fazer e começa a olhar para as coisas que gostas de fazer. Claro que é difícil nos dias de Inverno ou pensar que tens que estudar... ou simplesmente o sofá que é bom ... mas já reparaste que quando te esforças e consegues uma coisa há aquela sensação de YEAH! Pensa nisso e põe-te em ação...

Uma sugestão, se não fores obeso (IMC 30), não tiveres problemas de saúde ... há um treino de 7 minutos por dia que dá imenso resultado. Ninguém tem a desculpa do tempo... 7 minutos toda a gente arranja ... há uma app para o telefone ou vê aqui