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VEGETARIANISMO

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O termo vegetarianismo engloba uma variedade de comportamentos alimentares, mas, na prática, um vegetariano não come carne, peixe, marisco ou qualquer alimento que provenha de um animal que foi morto. Um vegan só come alimentos do reino vegetal e não come, por exemplo, nem ovos nem leite. De facto, quando dizemos que alguém é vegetariano, estamos a falar de uma série de diferentes comportamentos alimentares, desde pessoas que comem quase todos os alimentos, àquelas que são vegetarianas mas que nem sequer gostam de vegetais.

O vegetarianismo é saudável?

Sim – estudos indicam que uma dieta vegetariana pode ser tão ou mais saudável quanto uma dieta que inclua carne. Isto se se tiver o cuidado de ingerir a quantidade certa de todos os tipos necessários de proteínas, hidratos de carbono, gorduras, vitaminas e minerais essenciais.

PROBLEMA - NA ADOLESCÊNCIA É UMA FASE DE CRESCIMENTO RÁPIDO E QUE AS NECESSIDADES DE ALIMENTOS SÃO DIFERENTES... É UMA ALTURA COMPLICADA PARA SER VEGETARIANO ... TENS QUE SABER O QUE ESTÁS A FAZER...

Como me posso assegurar de que o estou a fazer corretamente?

Proteínas – Uma adolescente do sexo feminino precisa de 45 gramas de proteínas por dia e um adolescente do sexo masculino precisa de 55 gramas por dia. Podem ser encontradas nas nozes, ervilhas, feijões, leite, queijo e ovos.

Hidratos de carbono – os hidratos de carbono dão-te energia e podes encontrá-los principalmente no pão, arroz, massa, batata e fruta, entre outros.

Gorduras – As melhores sãoa s gorduras de origem vegetal. Também existem na manteiga, queijo e leite, daí não se dever abusar apesar de se tratarem de uma fonte de cálcio.

Vitaminas – cinco porções de fruta e vegetais por dia fornecem a maioria das vitaminas necessárias, mas atenção os vegetarianos podem facilmente ficar com défice de vitaminas B, que geralmente se encontram na carne. A levedura de cerveja é uma boa fonte, mas pode ser necessário tomar suplementos de vitaminas do grupo B.

Minerais essenciais – os mais importantes são o cálcio, o ferro e o zinco. O cálcio encontra-se no leite, queijo, iogurte, pão branco e legumes verdes. O ferro encontra-se nos ovos, vegetais de folha verdes, pão integral, chocolate preto e lentilhas (os vegetarianos podem, facilmente, ficar com pouco ferro no organismo a menos que façam um esforço grande para assegurar que consomem o suficiente). O zinco existe no queijo, sementes de sésamo e de abóbora e nas lentilhas.

Se és ou estás a pensar tornar-te vegetariano aconselhamos-te vivamente a consultar o teu médico que te irá orientar a melhor forma de o fazer.

A Direção Geral de Saúde fez um LIVRO  para saber ser vegetariano! (clica em livro e irás lá ter)