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ANEMIA

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A anemia ocorre quando os níveis de uma substância que existe no teu sangue, a hemoglobina, estão baixos.

A hemoglobina tem como função o transporte de oxigénio pelo teu corpo.

Existem muitas CAUSAS de anemia:

- Falta de Ferro (não comer uma quantidade suficiente de alimentos que contenham ferro)

- Perdas de sangue (as raparigas com menstruações muito abundantes por exº, cirurgias com grandes perdas de sangue, perdas de sangue nas fezes, etc). Esta causa é muito frequente nas raparigas... se te sentes cansada, com menos energia que o habitual e tens menstruações muito abundantes era importante fazer um rastreio. Basta tomares ferro e controlar as menstruações para que não te sintas assim.

- Causas genéticas (o que significa que herdaste, à nascença, genes dos teus pais que podem causar doenças, como a anemia falciforme ou a talassemia).

As pessoas com anemia sentem-se, geralmente, cansadas (mas existem muitas outras causas para o cansaço, como não dormir o suficiente!) e podem ficar mais pálidas. Quando a anemia já é grave, pode-se ter falta de ar. A anemia é diagnosticada através de uma análise sanguínea. Se achas que podes ter uma anemia, deves ir ao teu médico. O tratamento depende da causa da anemia. Se tens falta de ferro, vais ter que alterar a tua dieta ou tomar suplementos de ferro. As pessoas que sofrem de anemias de causa genética podem precisar de recorrer a ajuda hospitalar.

 

Alimentos ricos em ferro

Os alimentos ricos em ferro para anemia incluem:

• Alimentos ricos em ferro de origem animal, como as carnes vermelhas, o ovo ou a farinha de peixe, pois o ferro destes alimentos é absorvido com facilidade;

• Alimentos ricos em ferro de origem vegetal como o feijão, as ervilhas ou a salsa. Estes alimentos devem ser consumidos sempre com uma fonte de vitamina C como laranja, morango ou pimentão, para melhorar a absorção de ferro. Por exemplo, comer arroz com feijão preto e laranja de sobremesa;

Além dos alimentos ricos em ferro para anemia, é também importante seguir outras dicas de alimentação como:

• Evitar comer alimentos ricos em cálcio com as principais refeições, como iogurtes, pudim, leite ou queijo porque o cálcio é um inibidor natural da absorção do ferro;

• Evitar comer alimentos integrais ao almoço e jantar, pois os fitatos presentes nos cereais e fibras dos alimentos integrais, diminuem a eficiência da absorção do ferro presente nos alimentos;

•Evitar comer doces, vinho tinto, chocolate e algumas ervas para fazer chá, porque possuem polifenóis e fitatos, que são inibidores da absorção do ferro