Topas

 

 

DESMAIOS/TONTURAS

desmaio.jpg

O que é o desmaio?

O desmaio é uma perda repentina de consciência que ocorre devido à diminuição do oxigênio no cérebro, por redução do fluxo sanguíneo. As causas são muitas e estão ligadas a factores como a alimentação (baixo nível de açúcar no sangue), o estado emocional (nervosismo, situação de pânico), fatores relacionados com atividades diárias (cansaço, excesso de tempo em pé, ambientes pouco arejados), dor muito forte ou problemas de saúde como doenças cardíacas.

É frequente?

Cerca de uma em cada duas pessoas vai desmaiar pelo menos uma vez durante a sua vida. É mais comum em adolescentes e idosos.

O que provoca estes "apagões"?

Um desmaio pode ter muitas causas:

- não comer há muito tempo (baixa o açucar no sangue, a glicémia, baixa)

- levantar-se de repente (não há tempo para o líquido que se encontra no resto do corpo chegar ao cérebro e a falta de oxigénio faz com que o cérebro prefira desligar-se do que sofrer com isso)- É muito frequente acontecer isto aos adolescentes durante uma fase da sua vida, depois tende a ir melhorando.

- respirar muito rápido (hiperventilação). Esta causa é muito frequente na adolescência. Muitas vezes a pessoa nem sabe o que está a acontecer mas por qualquer motivo fica stressado de repente, começa a respirar muito rápido (hiperventilação). Se fizeres isso durante algum tempo começas a sentir tonturas, formigueiros, parece que estás a perder as forças (e estás!) e finalmente pode-se mesmo desmaiar.  O que realmente acontece é que a respirar tão rápido deitas fora muito dióxido de carbono (lembras-te das trocas gasosas da respiração, com oxigénio a entrar em dióxido de carbono a sair). Apesar de termos sempre que ir deitando fora dióxido de carbono é muito grave para o cérebro ficar sem nenhum... ele prefere desligar-se (desmaio) e assim obriga-te a respirar devagar. Se sentires que isto já te aconteceu tenta para a próxima (por mais que te custe) tapar a boca e o nariz e contar até 10 (para o dióxido de carbono acumular um bocadinho). Lentamente vais-te sentindo melhor (mas custa um pouco ao início). Outra opção é respirar para dentro de um saco de papel (assim deitas fora muito dióxido de carbono mas ele fica no saco e voltas a pô-lo para dentro quando respiras)

- problemas cardíacos (normalmente acontecem durante o desporto, em grande esforço, e são súbitos, a pessoa não se costuma aperceber que vão acontecer... simplesmente "cai para o lado", ou então, antes de acontecer a pessoa sente uma dor no peito intensa). Geralmente as pessoas à tua volta quando souberem que desmaiaste pensam logo num problema de coração. No entres em stress. Fala com um médico que vai perceber pelos teus sintomas se faz sentido pensar numa doença do coração. A maioria das vezes não tem nada a ver com o coração.

O que acontece então para se desmaiar?

Normalmente estes "apagões" acontecem por falta de circulação sanguínea no cérebro. O cérebro é considerado pelo organismo como um orgão nobre, a ele tem que chegar mais que a qualquer outro orgão... quando falta ele desliga-se logo (fica meio hibernado para se poupar). Assim que o fluxo sanguíneo é restabelecido voltas a ti... meio estremunhado... mas rapidamente sentes-te normal. 

Como identificar que alguém vai desmaiar?

Os sintomas mais comuns antes de acontecer um desmaio é a palidez, suores frios, fraqueza, pulso fraco, visão turva, respiração lenta, vómito e tonturas.

O que devo fazer se vir alguém quase a desmaiar?

- Se vires alguém com os sintomas descritos acima e ainda não desmaiou, senta-a numa cadeira e diz-lhe para baixar a cabeça abaixo dos joelhos e esperar que aquela sensação de tontura passe;

- Se a pessoa já desmaiou, deita-a no chão, elevando as pernas em relação ao resto do corpo para facilitar a circulação de sangue para o cérebro.

Trendelenburg.jpg

 

 

- Alarga as roupas da pessoa para que consiga respirar bem (camisolas apertadas) e ventile o ambiente

- Se parece que vai vomitar ou estiver mesmo a vomitar vire-a de lado (posição lateral de segurança) e mantém-na nesta posição até chegar ajuda... é muito perigoso alguém desmaiar e a vomitar... pode aspirar o vómito e isso trazer-lhe graves complicações como deixar totalmente de respirar.

primeiros-socorros-36-728.jpg