Topas

 

 

DIARREIA

800px-Toiletpapier_Gobran111.jpg

Diz-se que uma pessoa tem diarreia quando o número de dejecções por dia é maior do que o habitual para essa pessoa e as fezes são mais líquidas que o normal. Pode ocorrer isoladamente ou acompanhada de vómito e/ou febre.

A causa mais comum para a diarreia é a gastroenterite, que significa uma inflamação no tracto digestivo (estômago e intestino). A maior parte dos casos de gastroenterite são causados por vírus que podem ser transmitidos por outra pessoa. Outras vezes é causada por bactérias presentes em alimentos estragados ou que podem não ter sido cozinhados correctamente. Existem muitas mais causas para a diarreia, mas são mais raras e só vale a pena pensar nelas se a diarreia durar mais do que apenas alguns dias ou se se tiver feito, recentemente, uma viagem a um destino exótico.

Se tiveres diarreia...

- Para começar, tenta comer pouco e coisas saudáveis. O mais provável é também não te apetecer muito comer por isso não forces. Um dia ou dois sem comer não é fatal e é muito eficaz para parar a diarreia.

- Continua a ingerir líquidos, aliás bebe muitos líquidos. Água com gás, coca-cola e limonada são ideias antigas e não convem beberes... o melhor mesmo são uns soros para hidratar que se vendem na farmácia. Para além de MUITA água!

- Quando te começares a sentir melhor podes começar a comer novamente. Contudo, deves fazê-lo aos poucos, evita refeições grandes e gordurosas. Só deves fazer refeições ligeiras, com pouca gordura, como uma torrada e uma sopa mais à base de batata, cenoura, abóbora... Se a diarreia só durar 4-5 dias não é preciso fazer garndes alterações na tua dieta normal (saudável!)

Podes ter que ir ao médico se:

- a diarreia não parar em 4-5 dias

- continuas a vomitar persistentemente passadas 24 horas

- tiveres uma dor de barriga forte (é normal sentires cólica... ou seja ... uma dor que vai e vem...tem períodos que acalma e depois volta e assim sucessivamente. Se a dor ficar sempre no mesmo sítio e contínua deves mesmo ir ao médico!)

- vires que a diarreia traz sangue ou muco (uma substância viscosa)

- tiveres acabado de chegar de uma viagem ao estrangeiro

O mais importante são os líquidos, isso é aquilo que o organismo precisa mais.

Uma coisa que ajuda quando a diarreia dura muitos dias ou tens muitas vezes ao dia é a dieta sem lactose, tenta evitar a lactose 3-4 dias e depois voltas à tua dieta normal.

Se durar muitos dias tens que ir ao médico!