Topas

 

 

DOR DE GARGANTA

dor_garganta.jpg

As dores de garganta são muito comuns. A sua principal causa é uma infecção, geralmente provocada por vírus ou bactérias. A maior parte das vezes as dores de garganta passam por si e não precisas de ir ao médico. O paracetamol ou o ibuprofeno (para diminuir a dor e baixar a temperatura no caso de existir febre) são os medicamentos que, geralmente, são suficientes para controlar a situação. Para além da dor de garganta, podes também sentir febre, ter algumas dores no corpo, voz rouca ou tosse. Também podem surgir alguns pontos brancos nas amígdalas ou no fundo da garganta.

A maioria das dores de garganta passam completamente ao fim de uns dias. Para além do paracetamol / ibuprofeno, é importante que bebas muitos líquidos. Existem pastilhas e sprays para a garganta, que se podem comprar na farmácia, e que também podem ajudar, se for só garganta irritada.

Se a febre for muito alta, a dor muito intensa ou já passaram 3 dias e continuas com a dor então é importante que sejas visto por um médico. As amigdalites podem precisar de antibiótico! Convém serem bem tratadas e que faças a medicação até ao fim... há pessoas que quando se sentem bem deixam de tomar os antibióticos... isso faz com que a bactéria fique meia adormecida mas não morre... tem que ser o numero de dias que te disserem porque depende de bactéria para bactéria.