Topas

 

 

GRIPE

gripe.jpg

Muitas vezes as pessoas dizem que estão com gripe quando, de facto, apenas têm uma constipação e por vezes um bocadinho de febre.

Os sintomas da gripe são geralmente mais graves do que os sintomas da constipação e aparecem de forma mais brusca. A verdadeira gripe é causada por um dos muitos tipos diferentes de vírus influenza, que infectam as vias respiratórias e fazem com que uma pessoa se sinta bastante doente, com mal-estar no corpo todo.

Os sintomas incluem a dor de garganta, febre (habitualmente mais alta), dores de cabeça, dores musculares, congestão nasal (habitualmente menos intensa) e tosse.  Também pode estar associada a diarreia e vómitos.

A maioria dos sintomas da gripe melhoram gradualmente ao longo de dois a cinco dias, mas não é incomum sentir-se adoentado por uma semana ou mais.

Motivos para ires ao médico:

  • A febre persistente: A febre que dura mais de cinco dias pode ser um sinal de uma infecção bacteriana secundária.
  • Dor ao engolir: é um sintoma típico da constipação e da gripe. No entanto, se a dor for intensa e existir mau hálito associado poderá existir uma faringite ou amigdalite bacteriana, necessitando de antibioterapia.

O que fazer se estiveres com gripe?

Se não tiveres nenhuma doença que te ponha mais em risco (asma, já teres tido pneumonias, alguma doença que deixe o teu sistema imunitário frágil):

- Deita-te e descansa

- Toma paracetamol se tiveres febre

- Pede ao teu pai ou à tua mãe para tomarem conta de ti

- Bebe muitos líquidos

- Não te aproximes muito das outras pessoas pois podes pegar-lhes a gripe, aguenta até te sentires melhor (sabendo que dentro de poucos dias já passou).

As pessoas que têm fatores de risco, como doenças respiratórias, cardíacas ou problemas do sistema imunitário, devem tomar a vacina anual contra a gripe. Se estás incluído neste grupo lembra-te de teres uma consulta médica ANTES de começar o Inverno.