Topas

 

 

INFEÇÕES A FUNGOS

micose.jpg

Existem muitos microrganismos, incluindo fungos e bactérias, que vivem em permanência e de forma inofensiva na tua pele, nas tuas unhas, na tua boca ou na tua vagina. Contudo, alguns tipos de fungos podem causar infeções e fazer com que surja comichão ou lesões na pele. As infeções por fungos gostam particularmente de zonas do corpo quentes e húmidas, como as áreas entre os dedos dos pés e das mãos e as virilhas. As infeções por fungos gostam da pele porque os fungos se alimentam de queratina, que é uma proteína que está presente na pele, no cabelo e nas unhas.

Tipos comuns de infeções por fungos

Pé de atleta

A pele entre os dedos dos pés descama, causa comichão e cria feridas que podem fazer fissuras e libertar um odor desagradável. O pé de atleta apanha-se, muitas vezes, nas piscinas e chuveiros e a grande maioria das pessoas vai ter pé de atleta em alguma altura da sua vida. Não usar o mesmo par de ténis durante dias consecutivos sem lavar os pés pode ajudar e quando lavas os pés, secá-los bem também ajuda, principalmente na zona entre os dedos. Se ficares com pé de atleta trata as lesões com um creme antifúngico que se compra na farmácia. Se não melhorares tens mesmo eu ser visto por um médico... os fungos são muito chatos de tratar e podem-se espalhar. Se não ficou mesmo bem mostra-o a quem sabe para te veres livre disso.

Infeções fúngicas da unha

Este tipo de infeção não é frequente em crianças, mas se ocorrer as unhas tornam-se espessas e quebradiças. O médico pode prescrever medicamentos para tratar esta infeção.

Tinha inguinal

Causa um eritema  vermelho que provoca prurido na área das virilhas, principalmente em pessoas que suam muito, ou que praticam muito desporto. O tratamento é feito com cremes antifúngicos que se podem comprar na farmácia ou que o teu médico te pode prescrever

Tinha do couro cabeludo

Esta infeção pode afetar a pele ou o couro cabeludo e caracteriza-se pelo aparecimento de placas arredondadas de pele descamada e que causa comichão. Podem começar por ser pequenas e aumentarem de tamanho. O tratamento é feito com cremes antifúngicos que se compram na farmácia ou que podes pedir ao teu médico, mas convém ires ao médico de forma a saberes se é mesmo isso que tens e se estás a fazer o tratamento correto.

Candidíase

É causada por um fungo chamado Cândida que está presente naturalmente no corpo da maioria das pessoas, mas que, em determinadas circunstâncias (como, por exemplo, quando se está a tomar antibióticos) se pode multiplicar e causar problemas. A candidíase pode surgir na boca (tornando-a vermelha e dolorosa), na vagina (causando comichão e corrimento) ou no pénis (provocando comichão e vermelhidão). Se tiveres algum destes problemas deves ir ao médico, e lembra-te que é fácil de tratar, portanto toca a fazê-lo!