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INSÓNIA

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As insónias e os problemas do sono já não são unicamente um problema relativo aos adultos. As crianças e os jovens também já sofrem do mesmo mal, o que lhes pode causar vários problemas que a nível físico ou emocional. Um adolescente deve dormir pelo menos 9h por dia.

A dificuldade em adormecer (insónia) ocorre, a maior parte das vezes, porque estás muito preocupado com alguma coisa. Por vezes, tens um problema que bloqueaste ou tentaste esquecer durante o dia, mas de noite ele volta para te incomodar. E depois ficas preocupado porque não consegues dormir. E isto pode durar vários dias (ou noites!).

Se já passa da meia-noite…

Se já passa da meia-noite, a única forma de conseguires adormecer é não dar importância a se adormeces ou não. Conforma-te com o facto de estares cansado, levanta-te e faz qualquer coisa durante um bocado. Não fiques a dar voltas na cama, o sono há de vir quando for altura disso.

No dia seguinte toma medidas que te ajudam a dormir…

A noite seguinte pode correr melhor. Se não consegues dormir porque estás deprimido, então deves tentar falar com alguém sobre isso – a tua mãe, o teu pai ou um adulto que vá, de facto, ouvir o que sentes. O teu médico também te pode ajudar. Se não sabes porque estás com dificuldade em adormecer, experimenta estes truques:

  • Desliga todos os aparelho eletrónicos

Todos os aparelhos eletrónicos que tenhas no quarto (TV, Tablet, Smartphone, computador, etc), devem ser desligados 1-2 horas antes de dormir! Com o aproximar da noite, e quando nos encontramos num ambiente escuro, o corpo começa a produzir a hormona melatonina. A melatonina “avisa” o nosso corpo, de que são horas de dormir. Este tipo de aparelhos, emitem ondas curtas, e uma luz característica, que é reconhecida pelo olho humano, e “avisa” o cérebro, de que ainda existe luz, e então não é necessário produzir melatonina nem são horas de ir dormir. Desta forma, o “cérebro” é enganado fazendo parecer que ainda não tem sono.

  • Não comas perto da hora de ir dormir:

Comer refeições pesadas perto da hora de ir dormir (no mínimo 2 horas antes), pode não só atrapalhar o teu sono, como ainda causar outros problemas de saúde. 

Não só os alimentos, como também o café, que contém cafeína e o tabaco que contém nicotina, podem dificultar o sono por conterem substâncias estimulantes.

  • Escolhe uma hora para ir dormir

É importante ter um número de horas de sono estabelecido, e o recomendando são 8 horas. Se já sabes a que horas queres acordar amanhã, faz as contas e vai dormir pelo menos oito horas antes de acordar. Criar um ritmo com horas para dormir e horas para acordar será bastante útil, e com o passar do tempo, o teu organismo irá acostumar-se a esse ritmo, e começará a “avisar-te” quando são horas de dormir e horas de acordar.

  • Meditar

A meditação ajuda a relaxar, a esquecer os problemas do dia, e ajuda a “trazer” o sono. Apenas com 5 minutos de meditação através de uma respiração profunda e controlada, antes de dormir, irá diminuir o stress, relaxar o corpo e a tranquilizar a mente. Algumas dicas no tema ANSIEDADE/STRESS.

  • Cria um ritual de higiene

Tenta criar uma rotina de higiene pessoal à noite. Escova os dentes, lava a cara e usa o fio dental todas as noites antes de dormir… Repetindo estes gestos todas as noites, a uma certa altura, irá “informar” o seu cérebro de que quando fazes estas atividades à noite é porque te estás a preparar para dormir, preparando desta forma o teu corpo, de forma involuntária, para uma noite descansada e tranquila.

  • Faz uma lista de tarefas para o dia seguinte

Muitas vezes, quando vamos para a cama, vamos a pensar no dia seguinte, e na quantidade de tarefas que temos para fazer… E mesmo que não te apercebas, isso só vai atrapalhar o teu sono! Antes de te ires deitar, escreve uma lista de tarefas ou das coisas que te stressam no dia seguinte... isto tem o efeito de libertar-te da preocupação e permitir que o teu cérebro ache que estás arrumado e preparado para o dia seguinte (escusa de passar a noite a pensar nisso!)

Experimenta por em prática estas dicas, e verá que qualidade do seu sono irá melhorar bastante.

Os medicamentos para dormir só podem ser usados em último caso - podem tornar-se viciantes se forem tomados todas as noites durante mais de 10 dias. E, se conseguires, é melhor tentares resolver os problemas que te andam a preocupar!