Topas

 

 

LOMBRIGAS

parasitas.gif

As lombrigas são parasitas. Existem muitos parasitas que podem infetar os seres humanos: parasitas compridos, curtos, gordos, finos, achatados, hermafroditas, bem de todas as formas e feitios. Há uns que te fazem ficar mais magro, outros fazem com que tenhas comichão no ânus e outros que nunca virás a saber que te infetaram.  Alguns apanham-se dos animais, outros através da ingestão de produtos crus e outros apanham-se  através do contacto com outra pessoa. Alguns vivem em África, outros nos países orientais e outros existem em todo o mundo.

Uma das infeções por parasitas mais comum é a infeção por lombrigas.

O que são as lombrigas?

São pequenos parasitas brancos, que se parecem com fios de algodão. Vivem nos nosso. Crescem e reproduzem-se nos nossos intestinos, junto ao apêndice. Existem lombrigas dos dois sexos, o macho e a fêmea, sendo que as fêmeas são maiores: têm 13mm (o macho tem 5) de comprimento e 0.5mm (o macho tem 0.2) de diâmetro. A fêmea, durante a noite, deixa os seus ovos (que são pequenos demais para serem visíveis a olho nu) na pele que está em redor do ânus, e é por isso que se fica com comichão.

Quem pode apanhar lombrigas?

Ninguém é poupado e cerca de 1 em cada 3 crianças têm lombrigas a determinada altura, mesmo não sabendo que as têm! Os adultos também as podem apanhar, e quando uma pessoa na família fica infetada a probabilidade de os outros membros ficarem com lombrigas é alta.

São perigosas?

Não. Não provocam nenhuma doença muito grave, mas pode ser bastante incómodo!

Como é que se transmitem?

  1. Coças o rabo porque os ovos das lombrigas te causam comichão,
  2. Ficas com ovos debaixo das unhas,
  3. Tocas num alimento,
  4. Outra pessoa come a comida em que tocaste e que agora está infetada e com ovos de lombrigas,
  5. Essa pessoa engole os ovos e eles vão para o seu intestino,
  6. Os ovos desenvolvem-se em lombrigas e começa tudo outra vez!

Como eliminar as lombrigas?

É fácil tratar a infeção por lombrigas. Há vários medicamentos, conhecidos como desparasitantes, que podem ser utilizados para tratar as lombrigas. São fáceis de tomar (há em xarope e em comprimido). Normalmente deve-se tomar 2x com um intervalo de 2 semanas... a primeira vez que se toma é para matar as lombrigas... a 2ª vez para as lombrigas que na altura em que tinhas tomado ainda estavam como ovos e que entretanto cresceram. Só assim ficas livre do problema.

E como me posso prevenir de ter lombrigas outra vez?

Lava as mãos com frequência e esfrega bem debaixo das unhas. Ah, e não te coces naquele sítio!