Topas

 

 

PNEUMONIA

pneumonia.jpg

Pneumonia é uma infeção no pulmão. Geralmente é causada por vírus ou por bactérias.

As pessoas com pneumonia, geralmente, sentem-se bastante mal: têm febre e calafrios, tosse (provavelmente com uma expeturação espessa, amarelada ou esverdeada), têm falta de apetite, podem ainda sentir dores no corpo e, basicamente, sentem-se bastante doentes.

Se tens estes sintomas deves ir ao médico, pois é provável que precises de tomar antibióticos para matar os “bichos” que estão a causar a infeção. É importante que bebas muitos líquidos, de forma a não desidratares.

O paracetamol ou o ibuprofeno irão fazer-te sentir mais confortável e baixar a febre se a tiveres.

Os antibióticos geralmente tratam a infeção mas, se não funcionarem, por vezes é necessário ser-se internado no hospital.

Existem duas vacinas que podem ajudar a prevenir a pneumonia: a primeira é contra uma bactéria chamada pneumococo; a segunda é a vacina anual da gripe que é recomendada a pessoas que sofrem de certos problemas médicos como a asma, que pode aumentar a probabilidade de se vir a contrair uma infecção pulmonar. Se pertences a um destes grupos de risco, pode valer a pena vacinares-te contra a gripe, ou pelo menos falares com o teu médico sobre o assunto. Vai espreitar GRIPE que tem mais informação para ti.

Os fumadores também têm muito maior probabilidade de contrair infeções pulmonares, portanto, se és fumador, por favor, tenta deixar de fumar! Procura na secção “tabaco” deste website informação sobre como deixar de fumar.