Topas

 

 

SÍNDROME DE FADIGA

CRÓNICA

Chronic-Fatigue-Syndrome.jpg

Este Síndrome ou Doença faz com que uma pessoa se sinta constantemente cansado sem que tenha feito qualquer tipo de exercício físico, ou qualquer tipo de actividade que justifique essa sensação de exaustão. Existem outros termos médicos  para esta síndrome, como encefalomielite miálgica, síndrome de fadiga pós-viral ou síndrome de disfunção imune. Geralmente surge de forma súbita, após se ter tido uma doença tipo constipação e a maior parte das vezes só é diagnosticada depois de uma pessoa sentir um cansaço extremo, de forma constante, ao longo de 6 meses.

Qual a sua causa?

A causa do síndrome da fadiga crónica é desconhecida.

Que outros sintomas acompanham a síndrome da fadiga crónica?

Podem existir muitos outros sintomas para além de cansaço, como dores musculares e articulares, sensação de fraqueza generalizada, dores de cabeça, bem como exaustão física e mental crónica.

Como posso saber se sofro de síndrome da fadiga crónica?

O problema com o diagnóstico desta doença é que existem muitos outros factores que podem fazer com que te sintas constantemente cansado – como ser constantemente criticado ou aborrecido pelos teus pais, ser gozado ou sentires-te mal na escola, etc... Embora o síndrome da fadiga crónica seja mais comum em adultos e mais frequente nas mulheres, também pode ocorrer em crianças e adolescentes. Portanto, se sentes que passas o tempo todo cansado e não consegues identificar nenhum motivo para isso, vale a pena ires ao médico investigar o que se passa.

Tem tratamento?

O mais importante é perceber o que se passa contigo. Há muitas situações que podem dar estes sintomas e a maioria têm tratamento e voltas-te a sentir bem!