Topas

 

 

VACINAS

injecao-vacina-1024x576.jpg

As vacinas são injeções de anticorpos ou bocados de bactérias ou vírus (só bocados senão apanhávamos a doença) que nos protegem de vir a apanhar certas doenças que podem ser graves, entre elas a meningite, a tosse convulsa, a poliomielite, o sarampo, a papeira, entre outras. Estas doenças podem ser muito perigosas, podem mesmo causar a morte, portanto é muito importante que sejas vacinado! Quando alguém não quer uma "pica" deve pensar uma pica versus uma doença que pode matar... e muda logo de ideias.

Como funcionam as vacinas?

A substância que é injetada no sangue através de uma vacina é perfeitamente segura e não te causará qualquer mal. A vacina funciona ao fazer com que o teu corpo produza anticorpos contra a doença a que se destina, ou seja conferindo-te imunidade à doença. Portanto, quando recebes, por exemplo, a vacina contra o tétano, é injetada uma substância no teu corpo que não te fará mal, mas que fará com que o teu corpo pense que se tem que proteger contra essa doença e, assim, cria anticorpos contra o tétano. Assim, se algum dia estiveres de facto exposto ao tétano, o teu corpo sabe lidar com o assunto.

A maioria das vacinas são dadas enquanto ainda eras bebé ou uma criança pequena, portanto é natural que não te lembres de as ter feito. Contudo, quando já se está em idade escolar, são dados reforços de algumas vacinas (algumas vão perdendo efeito ao longo do tempo), para assegurar que ficas protegido contra essas doenças. Por exº a do tétano tem que se ir fazendo de 10/10 anos... aproveita para ver se toda a gente aí em casa tem essa vacina em dia.. se calhar não...

Levar uma injeção pode ser um pouco desconfortável mas DE CERTEZA que é melhor do que apanhar as doenças...isso acredita em nós!

Já agora pede para ver o teu livro e aproveitas para ver as vacinas... o que tens já feito e se já fizeste as que não fazem parte do PNV.

Hoje em dia há algumas vacinas que não fazem parte do Programa Nacional de Vacinação.

Informa-te porque podes estar a falhar alguma... Vacina anti Hepatite A, Vacina anti-meningococos do grupo B (faz as tais meningites) e Vacina anti-pneumococos ... são todas importantes e podes ainda não ter feito!!