Topas

 

 

VÓMITOS

vomito.jpg

Vomitar significa expulsar pela boca o conteúdo do estômago. Pode sentir-se aquele enjoo antes (náuseas) ou vomitar logo sem náusea primeiro.

 CAUSAS PARA OS VÓMITOS (são imensas!! Mas as mais frequentes são estas ... )

-   Comer algum alimento que o teu corpo rejeita, porque é de alguma forma venenoso, porque está estragado ou infetado com algum  microrganismo.

-   Ver ou cheirar alguma coisa que te enoja, como outras pessoas a vomitar, ou casas de banho muito sujas.

-   Devido a outras doenças como estar constipado, ou ter meningite.

-   Uma pancada forte na cabeça (traumatismo craniano)

-   Andar de carro, de barco, de metro, etc (sim, há pessoas que até no metro enjoam)

-   Ingestão de bebidas alcoólicas em demasia

-   Acompanhado de diarreia

-   Bulimia (quando as pessoas provocam o vómito colocando os dedos na garganta – não é boa ideia!)

-   Gravidez (pode dar náuseas, náuseas e vómitos ou mesmo só vómitos. Geralmente são de manhã e vão melhorando ao longo do dia)

-  Refluxo Gastro-Esofágico (é uma condição em que há passagem de conteúdo do estômago para o esófago... é suposto ser no sentido contrário)

-  Enxaqueca (muitas pessoas que sofrem deste tipo de dor de cabeça também sentem náuseas e por vezes chegam mesmo a vomitar) 

O QUE FAZER??

Depende da causa do vómito:

-  Qualquer que seja a causa de vómito – não comas mais – vai bebendo frequentemente pequenos golos de água. O ideal mesmo quando se está a vomitar muito são uns soros da farmácia (soros de reidratação, basta pedir na farmácia assim que eles sabem do que se trata). Evita o leite , sumos de fruta e também refrigerantes. Isto é muito importante para que não fiques desidratado (principal complicação quando se está a vomitar). Se te sentires um bocadinho melhor começa por comidas leves... uma sopa... uma gelatina... no fundo comida que também tem muito líquido!

-  Os vómitos geralmente param por si, mas deves procurar ajuda se não abrandarem. Se te sentires muito cansado, com tonturas quando te levantas, cabeça à roda, língua muito seca, reparas que estás a urinar muito menos... tens mesmo que ir ter com um médico! Ele pode-te dar medicamentos que param os vómitos e te vão fazer sentir bem melhor... ou em último caso umas horas a fazer soro pela veia se os vómitos forem de tal forma que não dá para te hidratar com líquidos pela boca...

 

QUANDO DEVO PROCURAR UM MÉDICO?

● Se os teus sintomas duram há mais de 2 dias e não estás melhor;

● Se tens sintomas graves, não paras de vomitar mesmo com pausas de 30 minutos depois de vomitar e a beber água (ou soro de reidratação) aos golos;

● Se vomitares sangue ou uma coisa que parece borras de café; 

● Se tens fezes com sangue ou que parece alcatrão, pretas, que se colam à sanita;

● Se tens febre muito alta (acima de 38.5ºC);

● Se tens dor de cabeça intensa ou sentes que não consegues dobrar bem o pescoço (se não consegues encostar o queixo ao peito)

● Se te sentes muito cansado e com dificuldade em te levantares, Se começas a manifestar sintomas de estares desidratado: muito cansado, muita sede, boca muito seca, cãibras, tonturas, estás confuso a responder a perguntas, dificuldade em pensar, se a tua urina já estiver muito escura e notas que já não urinas há mais de 5 horas.