Topas

 

Coma Alcoólico

coma alco+¦lico.jpg

Por mais coisas que oiças ninguém quer experimentar isto... não tem graça nenhuma... sentes-te muito mal... passas a maior vergonha... e perdes neurónios para sempre!

O coma alcoólico é o estado patológico de perda de consciência causado pelo excesso de álcool no organismo. Esse quadro é grave e tem indicação para internamento hospitalar urgente.

A  ingestão excessiva de bebidas alcoólicas intoxica o organismo e leva a sintomas como:

  • Sonolência
  • Perda de força
  • Incapacidade para andar sozinho
  • Desmaio/Perda de consciência

Estes sintomas surgem após o fim da sensação de euforia e de valentia que ocorre no início da bebedeira, muitas vezes sem que te apercebas.

Outro conceito que se tem falado muito é o binge-drinking ... combinar sair com os teus amigos para beber até estar bêbedo... pode parecer fixe mas na realidade mata neurónios que nunca mais vais recuperar. Há mesmo pessoas viciadas nisso..  É diferente de apenas experimentar uma bebida.

Pode ter complicações muito sérias... tu e os teus amigos podem ter que ajudar-se nesta situação... chamar os pais e uma ambulância... porque pode parar-se de respirar... é muito perigoso e pode por a vossa vida em risco.

O QUE FAZER ENTÃO???

No local, não existe nenhum tratamento que possa ser feito, porém é importante deitar o individuo para evitar quedas e traumas na cabeça, pois a perda de consciência pode sempre surgir a qualquer altura.

Caso identifique alguns dos sintomas que podem levar ao coma alcoólico como sonolência excessiva, dificuldade em articular palavras ou frases, vómito, tonturas ou desmaio, deve chamar o 112 para que a pessoa possa ser socorrida rapidamente.

Além disso, até a ambulância chegar, deves manter a pessoa deitada de lado, na chamada posição lateral de segurança para evitar que sufoque com o próprio vómito. primeiros-socorros-36-728.jpg