Topas

 

Aspectos Legais sobre drogas

policia2.JPG

A lei portuguesa e diretivas comunitárias regulam o consumo e a venda de diversas drogas. Esta regulamentação é necessária devido ao efeito negativo que algumas substâncias podem ter sobre quem as consume, tendo como objetivo a proteção das pessoas e da sua saúde.

Há diversas substâncias que são totalmente proibidas, uma vez que não se lhe conhece qualquer efeito positivo na saúde que se sobreponha aos seus efeitos negativos. Outras, podem ter utilização na terapêutica de determinadas doenças, pelo que podem ser utilizadas de acordo com a prescrição médica e adquiridas em farmácias, sendo a sua utilização sem receita médica ILEGAL.

Os interesses económicos de quem ganha muito dinheiro a vender drogas, levam-nos a "criar" e disponibilizar uma grande quantidade de novas drogas, cujos efeitos não são ainda totalmente conhecidos, não se encontrando ainda contempladas na lei. São as chamadas "drogas legais". Mas não deixes que este termo te engane, provavelmente se alguém te estiver a falar de uma droga legal, tratar-se-á de uma droga prejudicial para a tua saúde... e só não é ainda considerada ilegal, por não ter havido tempo para as autoridades tomarem conhecimento dela, estudarem-na e classificarem-na como tal.

 

Se tens dúvidas há um documento mega feito só sobre drogas!

- o que fazer se te oferecerem?

- como programar uma saída à noite sabendo que isso pode acontecer?

- quais todos os tipos de drogas que existem?

- como podes ajudar alguém que se começou a meter com elas.. tu ou outra pessoa... também tem um nº telefone .. é completamente  anónimo e confidencial por isso podes ligar.

O tal documento responde a todas estas perguntas ------ é ESTE (clica).