Topas

 

Cannabis

canabis.JPG

Cannabis (há quem escreva canabis) são as folhas secas ou a resina de uma planta chamada Cannabis sativa ou Cannabis indica (talvez a conheças por marijuana). A resina, também chamada de haxixe (que é extraída das flores da planta), depois de prensada, passa a ter a forma de bolas ou cubos endurecidos de cor castanha ou esverdeada.

Pode ser consumida fumando as folhas diretamente ou desintegrando um pouco da resina juntamente com tabaco na forma de "charros" ou cachimbo. Ou ingerida (já deves ter ouvido falar nos "space cakes"...).


A principal substância química encontrada na cannabis chama-se delta-9-tetrahidrocanabinol, ou THC. Os cientistas ainda estão a tentar descobrir exatamente como funciona, mas parece que atua no cérebro de forma a acalmá-lo e a permitir esquecer as coisas... as que se quer e as que não se quer...

E sabe-se que o seu consumo pode precipitar ataques de comportamento psicótico ("louco"), mesmo em pessoas sem história psiquiátrica anterior. Pode também diminuir a tua capacidade de atenção, de reação e de compreensão do que está a acontecer ao teu redor, mesmo a longo prazo. 

Três a quatro "passas" de cannabis equivale a fumar 20 cigarros, no que diz respeito à lesão pulmonar que ambos provocam. Mas de certeza que já ouviste dizer que cannabis faz menos mal que tabaco ... há qualquer coisa estranha nessa informação não há? Não será uma desculpa que as pessoas arranjaram ... para fumar e para vender mais?   

Apesar de se ouvir falar muito nisso, não parecem existir assim tantas vantagens médicas para a sua utilização. Eventualmente, como relaxantes quando a pessoa está a fazer algum tratamento muiiiito forte para um cancro. Isto não faz com que seja uma droga "boa"!! Para ser usada para este efeito, tem que ser obtida de uma forma especial e orientada por quem percebe do assunto... senão acabas viciado e sem qualquer vantagem para ti.

E lembra-te que se fores encontrado pela polícia na posse de droga, mesmo que seja com uma quantidade muito pequena, podes ser seriamente penalizado. A pena máxima para posse de droga é agora de 5 anos de prisão com uma multa associada. Vão sempre apreender o produto e levá-lo. E se fores menor, são obrigados a contactar os teus pais ou tutor legal.

Se tens dúvidas há um documento mega feito só sobre drogas!

- o que fazer se te oferecerem?

- como programar uma saída à noite sabendo que isso pode acontecer?

- quais todos os tipos de drogas que existem?

- como podes ajudar alguém que se começou a meter com elas.. tu ou outra pessoa... também tem um nº telefone .. é completamente  anónimo e confidencial por isso podes ligar.

O tal documento responde a todas estas perguntas ------ é ESTE (clica).