Topas

Ecstasy

ecstasy__pills_1291103c.jpg

O ecstasy tornou-se popular na década de 80 com o início da techno music e das raves. Era visto como uma "droga feliz", que fazia com que as pessoas ganhassem um sentido de ritmo que os fazia querer dançar horas intermináveis e sentissem que podiam gostar de toda a gente à volta deles. O nome médico do ecstasy é 3,4 metileno- dioximetanfetamina ou MDMA e é feito exclusivamente em laboratório, sendo depois vendido sob a forma de comprimidos. O MDMA faz com que o teu cérebro se inunde de enormes quantidades de serotonina, substância química natural que te faz sentir feliz quando alguma coisa boa acontece. Desencadeia uma grande sensação de bem-estar e euforia e uma onda de felicidade e amor descontrolado para com todos. Isto dura entre 3 a 6 horas, e em seguida os "tanques" de serotonina do teu cérebro ficam vazios e ficas incapaz de te sentires bem enquanto o cérebro não consegue repor os valores. O consumo de grandes quantidades de ecstasy danifica o sistema da serotonina do cérebro de uma forma permanente, o que faz com que as pessoas possam sofrer de depressão e alterações de personalidade a longo prazo.

A curto prazo, as pupilas dilatam, a visão fica turva, a excitação aumenta, o coração dispara, a temperatura sobe, os músculos do maxilar podem apertar e sentires que ele se mexe de uma forma estranha, e pode também originar extrema ansiedade, ataques de pânico, episódios de confusão e estados paranóicos ou psicóticos. 

Pode ainda causar insuficiência hepática e cardíaca - o que pode matar-te! Quando consumido com bebidas alcoólicas, pode provocar uma paragem cardiorrespiratória, levando à morte. Se tiveres epilepsia, aumenta consideravelmente o risco de que algo fatal aconteça.

Muitas vezes, antes de ser vendido em comprimidos, o ecstasy é misturado com outras substâncias (para render mais a quem o vende, apesar de ser perigoso). Essas substâncias podem ser a aspirina, substâncias/comprimidos para dormir, speeds, desparasitante para cães, detergentes e outras coisas que nem imaginas. No fundo, não sabes o que estás a consumir. Já para não falar das condições em que são preparadas... como deves imaginar, não será um laboratório seguro... pode ser uma garagem de alguém que quer ganhar dinheiro à custa dos outros... e podem facilmente produzir outros produtos químicos desagradáveis ​​que prejudicam gravemente o teu cérebro e provocar dependência.

Sabias que no Reino Unido já morreram mais de 200 jovens por causa do ecstasy nos últimos 10 anos?

Nada animador pois não?

Se tens dúvidas há um documento mega feito só sobre drogas!

- o que fazer se te oferecerem?

- como programar uma saída à noite sabendo que isso pode acontecer?

- quais todos os tipos de drogas que existem?

- como podes ajudar alguém que se começou a meter com elas.. tu ou outra pessoa... também tem um nº telefone .. é completamente  anónimo e confidencial por isso podes ligar. 

O número de telefone é o LINHA VIDA – SOS DROGA 14 14 

O tal documento responde a todas estas perguntas - é ESTE (clica).