Topas

 

Heroína

heroina.jpg

A heroína é uma droga altamente perigosa! É um derivado do ópio, de origem vegetal. É da família de algumas drogas usadas pelos médicos para tratar a dor ou como sedativo, como por exemplo, a morfina. Contudo, a heroína é muito mais potente e muito mais perigosa!

É habitualmente consumida por via intravenosa (administrada diretamente no sangue), podendo também ser fumada, inalada ("sniffada"), ingerida ou absorvida pela pele. É vendida como um pó, frequentemente misturada com açúcar, paracetamol ou outras substâncias desconhecidas que podem ser perigosas. Os seus efeitos são sedativos, ou seja, acalma, adormece, alivia as dores e os sentimentos de quem a utiliza, mas pode levar a uma depressão grave do sistema nervoso e respiratório que culmina numa paragem respiratória e morte. É altamente perigosa e viciante, fazendo com que os seus consumidores a procurem incessantemente, assim que sentem os seus efeitos a desaparecer. As pessoas viciadas em heroína ficam totalmente dependentes dela, fazendo tudo ao seu alcance para arranjar mais droga que lhe alivie os sintomas desagradáveis que sentem, quando a droga deixa de estar presente no seu corpo. As suas vidas tornam-se centradas na necessidade do consumo, deixando de ser capazes de retirar prazer de outras atividades normais (estar com os amigos, com a/o namorada/o, fazer desporto, divertir-se, trabalhar...).

O seu tráfico é altamente rentável para os traficantes, que fazem fortunas com este vício tão difícil de largar.

 

Se tens dúvidas há um documento mega feito só sobre drogas!

- o que fazer se te oferecerem?

- como programar uma saída à noite sabendo que isso pode acontecer?

- quais todos os tipos de drogas que existem?

- como podes ajudar alguém que se começou a meter com elas.. tu ou outra pessoa... também tem um nº telefone .. é completamente  anónimo e confidencial por isso podes ligar. 

O número de telefone é o LINHA VIDA – SOS DROGA 14 14 

O tal documento responde a todas estas perguntas - é ESTE (clica).