Topas

 

 

ABUSO SEXUAL

abuso_sexual.jpg

O abuso sexual é quando alguém quer que faças algo íntimo com essa pessoa e tu não queres fazer... como uma violação. Pode ser algo mais leve... imagina estares com alguém e de repente arrependes-te ou sentes que não estás confortável... a qualquer momento que queiras que alguem páre e ela não pára é considerado abuso. Pode não ser propriamente ter relações sexuais ... por exemplo quererem ter contacto íntimo, mexer-te, ou fazer alguma coisa que não gostas ou não queres. SE NÃO queres que aconteça ou pensas que é errado tens que agir e quanto mais rápido se resolver esta situação melhor e menos doloroso para ti.

Se achas que estás nesta situação...mesmo que ainda não tenha acontecido mas já te sentes mal com essa situação: Tens que dizer a essa pessoa ou pessoas que não queres e não estás interessado. Se mesmo assim continuarem a pressionar-te sai desse sítio e vai-te embora para um lugar seguro. Se te ameaçarem tens que contar a alguém... é importante mesmo que o faças para te proteger... alguém em quem confies como os teus pais, um professor, alguém da tua família que confies, etc.

Não deixes de contar por vergonha... porque pode acontecer a qualquer um. Se calhar até conheces pessoas a quem isso aconteceu e que sofrem muito porque não contaram a ninguém. Estas situações não têm fim e essas pessoas vão continuar a acontecer... e vais-te sentir muito envergonhado e culpado por teres "deixado" acontecer e ainda mais difícil será partilhares com alguém. É normal pedir ajuda e nunca fez mal a ninguém.... se um grande amigo te pedisse ajuda achavas mal? 


Se estiveres aflito e sem ninguém a quem recorrer podes ligar o 112 ou liga diretamente para a APAV (Associação Portuguesa de Apoio à Vítima) através da Linha de Apoio à Vítima:

116 006 (chamada gratuita, dias úteis 09h-19h)

ou manda um email para www.apav.pt ou para apav.sede@apav.pt

É completamente confidencial e anónimo, sem medos! Coragem!