Topas

 

 

ABUSO

abuso.jpg

Uma pessoa está a ser vítima de abuso quando alguém lhe está, intencionalmente, a fazer alguma coisa que ela não quer.

Existem vários tipos de abuso: abuso sexual, físico, mental e emocional. Muitas vezes uma pessoa é vítima de uma combinação de vários tipos de abuso.

Não existe uma diferença muito grande entre o bullying e o abuso, na realidade o bullying é um tipo de abuso. Se sentes que, de alguma forma, estás a ser vítima de abuso, deves falar com alguém em quem confies. O melhor é contares o que se está a passar a um adulto, de forma a que este possa agir de forma a pôr fim à situação.

Se achas que te está a acontecer é importante conseguir dizer "NÃO EU NÃO QUERO ISTO".

Se mesmo assim continuarem tenta afastares-te dessas pessoas ou dessa pessoa. Pode mesmo acontecer com pessoas que pensas que são tuas amigas, que até gostas delas... mas abuso não combina com amizade... é importantes pensares em ti.

É muito importante que peças ajuda... é normal não saber lidar com isso e os teus pais, um professor , ou um familiar... alguém com quem sintas confiança pode ajudar. Faz isso agora - não esperes até mais tarde. Esse seria o melhor conselho de alguém que seja teu amigo.

Se estiveres aflito e sem ninguém a quem recorrer podes ligar o 112 ou liga directamente para a APAV (Associação Portuguesa de Apoio à Vítima) através da Linha de Apoio à Vítima:

116 006 (chamada gratuita, dias úteis 09h-19h)

ou manda um email para www.apav.pt ou para apav.sede@apav.pt

É completamente confidencial e anónimo, sem medos! Coragem!