Topas

 

 

AUTOESTIMA

auto_estima.jpg

Autoestima é o sentimento de confiança que uma pessoa deposita em si própria. Ter auto-estima é acreditar que se é capaz de fazer alguma coisa e de fazê-lo bem (como estares confiante em ir fazer um teste na escola porque sabes que estudaste bem a matéria). Uma pessoa pode ter muita auto-estima em relação a certas partes da sua vida e menos em relação a outras (por exemplo: “não sou muito bom na escola, mas sou excelente a jogar futebol!”). A falta de auto-estima pode dever-se a timidez, depressão, “bullying”, ou à existência de problemas em casa ou na escola. Ter auto-estima é acreditar que tens o direito de existir e de ser ouvido; acreditar que és capaz de dar, assim como de receber amor, de fazer e ter amigos, de te divertires e de encontrar alguma coisa em que és especialmente bom.

Pode ser medida?

Existem uma série de questionários que pretendem medir a auto-estima. Procura-os na internet e vê se te podem ajudar. Alguns sinais de depressão coincidem com os de falta de auto-estima, entre eles:

- Sentir-se cansado todo o dia

- Sentir-se aborrecido e farto de tudo a toda a hora

- Sentir que o futuro não trará nada de bom

- Sentir-se rejeitado por toda a gente

- Ter dificuldade em tomar decisões

Posso aumentar a auto-estima?

Se achas que se pode aplicar a ti aquilo que se disse acerca de ter confiança em determinados aspectos da vida e não noutros, então é provável que consigas melhorar a tua auto-estima. Procura dar mais atenção aquilo em que tens sucesso em vez de te preocupares constantemente com aquilo em que não és tão bom. Se te tornares num óptimo jogador de ténis, vais ter confiança a praticar esse desporto e vais acreditar que podes vencer outros jogadores, contudo podes continuar a ser péssimo na cozinha e, por isso, não ter o mínimo de auto-estima no que toca às tuas capacidades culinárias. É difícil ser-se confiante em todas as áreas, mas podes aprender a ter mais auto-estima e a ser confiante em relação a pelo menos algumas coisas da vida – e isso é um excelente começo.