Topas

 

 

AUTOMUTILAÇÃO

auto-mut.jpg

Já pensaste em fazer isso? Algum amigo fez isso?

Automutilação significa magoar (normalmente cortar) uma parte do corpo para que a dor que isso provoca alivie outro tipo de dor... uma dor emocional, uma tristeza, um desespero.. a amioria das pessoas acha isto estranho... acaba por ser porque há muitas outras maneiras de libertar stress e que não nos deixam marcas.

Porque será que as pessoas fazem isso?

Por vezes sentimentos depressivos ou muita ansiedade tomam conta de nós e tornam a vida num stress insuportável. Este stress pode tornar-se tão mau que sentes que a única maneira que podes descarregar ou mostrar que algo está mal é fazeres mal a ti próprio.  

Embora nem sempre exista uma razão aparente para o fazeres os problemas que mais provocam isso são:

- dificuldade com os pais

- pais zangados ou a divorciar-se

- muita pressão com a escola

- preocupação grande com os exames

- preocupação com o futuro ... o que vou fazer? Vou trabalhar em quê? Tenho que fazer um curso?

- problemas de relacionamento com o teu namorado ou namorada

- discussões com aqueles que adoras, com os teus amigos, separações

- alguém que te anda a provocar isso

- sites que te mostram que essa é a única solução ... ultimamente há uma moda em que muitos jovens se cortam sempre que estão um bocadinho chateados... não achas estranho?

Claro que cada vida é diferente e podes sentir que há algo na tua vida que não está bem e nem sabes bem o que é...

A maioria dos adolescentes que já fez isto (e são mais dos que pensas!) dizem que sentem alívio só no momento... e depois têm que estar sempre a fazer isso porque querem que o alívio dure mais que uns momentos... e cada vez fazem mais.... até não conseguirem parar!

Curiosamente, muitas, muitas pessoas (especialmente raparigas) fazem alguma coisa para se magoar em vez de realmente cometerem suicídio. Os rapazes não são tão bons em fazer essa declaração e tendem a engarrafá-la - e assim acabam por ter uma maior taxa de suicídio do que as raparigas. 

Cortar-se ou tomar uma overdose são exemplos de automutilação. A Bulimia e a Anorexia são também outros tipos de automutilação, no fundo é fazer mal a nós próprios para aliviar coisas que não estão bem.... problema: não os resolve e sentes-te cada vez pior.