RAIVA
O que é a raiva?
A raiva é a resposta normal que um indivíduo tem quando confrontado com uma situação ameaçadora. Mas cerca de 1 em cada 10 pessoas tem dificuldade em controlar a sua raiva. É uma emoção forte que nos pode proteger ou, em contrapartida, causar problemas se for mal dirigida. Quando uma pessoa sente raiva os batimentos cardíacos podem acelerar, a tensão arterial pode elevar-se e certas substâncias químicas presentes no teu sangue podem aumentar a sua concentração (a adrenalina e noradrenalina).
Porque sentimos raiva?
Sentimentos de raiva podem apoderar-se de nós quando estamos a ser ameaçados por algo ou alguém e queremos acabar com essa situação. Todos nós já sentimos raiva em determinado momento. Contudo, o sentimento de raiva descontrolada pode ter efeitos graves na tua saúde e causar vários problemas com a tua família, os teus amigos e mesmo com a polícia!
Que tipo de coisas te podem levar a sentir raiva?
- Ser insultado ou ameaçado
- Estar cansado, com fome ou dores
- Sentir frustração sexual
- Síndrome pré-menstrual
- Sentir-se ignorado ou sentir que não se é levado a sério
- Consumo de álcool ou drogas
Algumas formas de lidar com a raiva
- identificar e evitar aquilo que te causa raiva
- saber reconhecer quando estás a começar a ficar enraivecido
- gritar e berrar num local privado
- bater na tua almofada (para libertares a raiva aí)
- aprender a relaxar e a meditar
- aprender a parar para acalmar – muitas vezes, no “calor do momento”, podes ter uma reacção, como forma de retaliação, de que te vais arrepender, como por exemplo, enviares uma sms horrível e maldosa. Tenta não o fazer! Podes-te arrepender!
- Fazer muito exercício físico
...também podes experimentar...
- tenta acalmar-te. Experimenta repetir para ti próprio a frase “tem calma...tem calma...” ou “isto já vais passar...”
- tenta ver a situação sob outro ponto de vista, ou seja, de uma forma que não te faça sentir raiva.
- Pergunta a ti próprio “se o meu melhor amigo estivesse nesta mesma situação, que conselho é que eu lhe daria?”
- Procura ajuda – se ainda sentes muita raiva, mesmo depois de tentares pôr em prática estas dicas, deves procurar outro tipo de ajuda e quem melhor te pode aconselhar é o teu médico.
Existem métodos de controlo da raiva, que podem ser ensinados por técnicos, e que te podem ajudar a perceber quando a raiva te está a escapar ao controlo e o que deves fazer para “não perder a cabeça”.