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STRESS / ANSIEDADE

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Todos nós já sentimos stress ou ansiedade em determinada altura. Tu não és exceção! Sentir stress ou de ansiedade é natural e até te pode ajudar a cumprir tarefas que tens a fazer. Por exº quando temos um trabalho para entregar o stress pode fazer com que nos empenhemos em acabá-lo!

O PIOR É QUANDO O STRESS E A ANSIEDADE SE APODERAM DE TI, DE TAL FORMA QUE TE PARALISAM, NÃO TE PERMITEM FAZER NADA E TE FAZEM SENTIR DESESPERADO.

Aí, é melhor entrares em Acão!

Como podes saber se estás stressado?

Podes até não te aperceber, mas quem está à tua volta nota, de certeza, o teu stress! Podes ...

- andar irritado ou rabugento

- perder o sentido de humor (partindo do princípio que tinhas algum!)

- sentires-te sempre cansado

- teres dificuldade em adormecer

- perderes o apetite, ou comer em excesso

- teres dificuldades de concentração

- seres incapaz de tomar decisões ou de saber o que queres

Se estiveres muito, muito ansioso, podes...

- ficar com as mãos suadas

- sentir frio e calor

- ter vontade de ir fazer xixi a toda a hora

- sentires-te maldisposto, com o estômago às voltas

- sentir o coração a bater com mais força e mais depressa

O que podes fazer em relação ao stress

Existem coisas bastante simples que te podem ajudar a combater o stress.

  • Evita a cafeína

Não bebas café, chá ou coca-cola: todas estas bebidas contêm cafeína e vão piorar a ansiedade.

  • Conversa com os outros

Fala com a tua mãe, pai ou com um amigo sobre os problemas que te estão a causar ansiedade. Partilhar os sentimentos com os outros costuma ajudar a resolver os problemas.

  • Uma coisa de cada vez

Faz uma lista de todas as coisas que te estão a causar ansiedade. Tenta perceber o que podes fazer para resolver cada uma delas. Quando pensamos sobre os problemas individualmente, um de cada vez, é mais fácil lidar com eles.

  • Mexe-te!

Faz algum tipo de exercício físico – corre, dança, nada, joga futebol- não interessa qual. Todos ajudam a produzir endorfinas, que são substâncias químicas que te fazem sentir bem.

  • Faz uma pausa

Procura arranjar tempo para fazer alguma coisa que realmente te dá prazer.

RELAXA!

Embora difícil o stress está-te a consumir e não te deixa viver a vida por isso Tenta mudar a forma como pensas sobre a vida.

Em vez de pensares...

- sou um falhanço

- ninguém gosta de mim

- não consigo fazer os trabalhos de casa

- toda a gente é melhor do que eu

Tenta pensar assim:

- há coisas que consigo fazer bem

- na realidade, até tenho bons amigos

- há alguns trabalhos de casa que até consigo fazer sem grande dificuldade

- há coisas em que até sou melhor do que os outros

Quanto mais te focares nas coisas que és capaz de fazer, e em que és bom, mais facilidade vais ter em lidar com aquelas que te causam ansiedade. OK, estás a pensar que tudo isto parece muito fácil, mas que a vida não é assim tão simples...mas experimenta fazer estas pequenas coisas, pode ser que te surpreendas com o resultado! É, de certeza, melhor do que passares o tempo todo a pensar sobre as coisas que achas que não és capaz de fazer!

Porque ficamos ansiosos?

A ansiedade é causada por um excesso de uma substância no corpo, chamada adrenalina. Quando te sentes ansioso, essa hormona é libertada em maior quantidade pelo corpo. A adrenalina é produzida e libertada pelas glândulas suprarrenais (que estão localizadas por cima dos rins) quando estamos numa situação de perigo, de forma a preparar o corpo para fugir ou lutar.

A adrenalina:

- ajuda os músculos a receberem quantidades maiores de oxigénio e açúcar, tornando-os mais capazes e preparados para reagir ao perigo: assim consegues correr mais depressa ou ficas com mais força do que pensavas ter.

- faz com que o coração bata mais depressa, e assim liberte o sangue para os músculos e para o cérebro mais rapidamente (o que ajuda a pensar com maior clareza)

- aumenta a tensão muscular e, assim, faz-te sentir tenso.

- altera o fluxo de sangue para os músculos e para a pele, fazendo com que sintas calor e frio

- pode fazer com que tenhas vontade de urinar ou de defecar

-  pode fazer com que entres em pânico.

Se achas que o stress está-te a consumir...há muitas maneiras de tratar isso... não deixes avançar!! Marca uma consulta com o teu médico... ele está mais que habituado a este tipo de situações não te preocupes.