Topas

 

EJACULAÇÃO

ejaculacao.jpg

A primeira ejaculação nos rapazes ocorre cerca de 12 meses após o início da puberdade, sendo a primeira de pequeno volume. A ejaculação típica nos três meses seguintes produz menos de 1 mililitro (mL) de esperma e é tipicamente clara.

Após essas ejaculações iniciais, o esperma torna-se meio gelatinoso (ao contrário do esperma de indivíduos adultos, que se liquefaz). Na maioria das ejaculações iniciais (90%) há ausência de espermatozoides. Das poucas ejaculações iniciais que contêm esperma, a maioria dos espermatozoides (97%) não apresenta movimento e o restante dos espermatozoides (3%) têm movimento anormal. Isto, porém, não torna o uso do preservativo desnecessário nas relações sexuais que o jovem venha a ter ... porque não dá para saber só de olhar se tem ou não espermatozoides e se eles são funcionantes ou não (só ao microscópio!).

Com o avanço da puberdade, o esperma desenvolve características maduras, como o aumento da quantidade de espermatozoides normais. O esperma produzido 12 a 14 meses após a primeira ejaculação. Dentro de 24 meses após a primeira ejaculação, o volume de esperma, a sua quantidade e as características dos espermatozoides correspondem ao esperma de um adulto.

Ejaculação é o momento em que o rapaz ejeta o esperma através do órgão reprodutor masculino (pénis).

Pode ocorrer durante uma estimulação sexual dentro da vagina da mulher, durante a masturbação, ou de forma involuntária que ocorre durante o sono devido, muitas vezes, a sonhos eróticos.

Reprodutivamente, este processo tem como objetivo fecundar a mulher e assim criar uma nova vida, se não forem utilizados métodos anticoncetivos (hormonais em que não há óvulo ou de barreira, para os espermatozoide não entrarem na vagina).

O processo de ejaculação ocorre com uma sensação muito intensa, representando assim o clímax do orgasmo masculino, sendo extremamente agradável e satisfatório.

A força com que o seu esperma jorra durante a ejaculação varia muito de um rapaz para outro e de uma época para outra. Os americanos, que mediram a velocidade dos espermatozoides durante a ejaculação dizem que é cerca de 30 Km por hora! A quantidade normal de esperma que sai é entre meia colher de chá e uma colher de sopa cheia... e depende principalmente da quantidade de tempo que se passou desde a última ejaculação. A maioria dos rapazes precisa de pelo menos meia hora de intervalo para ejacular novamente, por isso não te preocupes se não conseguires repetir imediatamente.

Quando um homem ejacula antes do que ele quer é chamado de ejaculação precoce. Isso pode acontecer a qualquer momento e em qualquer idade , mas especialmente quando se começam a ter uma relações sexuais pode ser muito frustrante. A maior parte das vezes está associado a grande ansiedade... se não conseguires resolver o problema não tenhas vergonha de falar com um médico sobre isso.. eles estão habituados a estas coisas.

Outro problema que acontece pelo menos 1x na vida a todos os homens é não conseguirem uma ereção... chama-se Impotência... és capaz de ficar muito envergonhado e mesmo preocupado... mas na realidade acontece a todos os homens. Se for uma vez por outra não te preocupes... relaxa a tua parceira e ensina-lhe que é mesmo assim e não tem nada a ver nem contigo nem com ela.

Se começara a acontecer várias vezes é muito importante que fales com um médico (que te vai referenciar a um urologista, especialidade médica que entre outras doenças também trata desta).

O tratamento da impotência vai depender da causa, a qual vai ser analisada através de entrevista médica (confidencial como qualquer consulta médica), exame de sangue, exame neurológico, entre outros.