Topas

 

 

GRAVIDEZ

gravidez.jpg

A probabilidade de engravidar se tiveres relações sexuais desprotegidas são realmente altas.

A Gravidez ocorre quando um óvulo libertado do ovário de uma mulher, se encontra com um espermatozóide de um homem. Isso geralmente acontece nas ' trompas ' da mulher. (APARELHO GENITAL FEMININO).

A nova célula que se forma flutua pelas trompas de Falópio para o útero da mulher e fica embutido na parede uterina, que tem tudo pronto, macia e esponjosa para a receber. Se tudo correr bem a célula continua a dividir-se e cresce de modo que as diferentes partes do bebé se desenvolvem. Todo o processo a partir de quando o espermatozoide entra no óvulo até que o bebé resultante é de aproximadamente 9 meses.

Se és adolescente e fizeste amor / tiveste relações sexuais com outra pessoa e não usaste qualquer contracetivo tens a probabilidade de engravidar 1 em 3. Se tiveres relações durante um ano sem usar contracepção então há a probabilidade de 85% de engravidar. Se queres fazer amor e não queres engravidar então usa sempre métodos contracetivos  ...  a verdade é que basta 1 vez para se poder engravidar .

HÁ PESSOAS QUE PENSAM QUE ...

"FOI SÓ 1 VEZ..."

"TIVE COM O PERÍODO HÁ TÃO POUCO TEMPO..."

"ELE NÃO CHEGOU AO FIM..."

"FOI A PRIMEIRA VEZ QUE FIZ... NÃO POSSO ENGRAVIDAR À PRIMEIRA..."

SÃO TUDO MITOS!

 Sabias que:

- Só é preciso um espermatozoide para engravidar uma mulher

- O esperma tem que ficar dentro da vagina da mulher para que haja possibilidade de ela engravidar.

- O esperma não tem que entrar na vagina através do pénis ... uma mulher pode engravidar se o esperma estiver nos dedos de alguém e ele coloca os dedos dentro da vagina, ou se o homem ejacula muito perto da entrada da vagina.

- Estudos mostram que alguns espermatozoides conseguem atingir as trompas de falópio em menos de cinco minutos depois do homem ejacular. 

- Era de esperar que os dias mais prováveis ​​para uma mulher engravidar seriam dois: o dia em que o óvulo é libertado (dia da ovulação) e no dia após a ovulação...  contudo ...  o esperma pode esperar algum tempo dentro de uma mulher - até 85 horas ou mais ... assim ainda pode existir fecundação e a mulher ficar grávida. Antigamente não haviam tantos estudos nem exames tão precisos... por isso muitas das ideias médicas antigas têm vindo a ser postas de lado como falsas (métodos do calendário, método da temperatura, pensar-se que na 1ª vez que se tinha relações não se podia engravidar... nada disso funciona ou é verdade).

Ao pensar se está na hora certa para seres papá ou mamã é importante que penses .. QUERO MAIS SER PAI/MÃE DO QUE:

- ter alguma liberdade

- sair com os amigos quando te apetecer

- ter algum dinheiro de sobra

- conseguir facilmente um emprego

- obter algumas qualificações para um emprego melhor ou seja continuar a estudar

- poder dormir

- ter algum tempo para ti mesmo

Se está a pensar...'bem... mais ou menos ... não sei" ... então certifica-te de ler sobre contraceção neste site ou liga para os números aqui em baixo... há imensos jovens com dúvidas... o importante é tomar as decisões certas para a tua vida.

Se quiseres ou precisas de mais informação ou ajuda: 

Portal da Juventude - Sexualidade em Linha , podes ligar 707 20 30 30 - Linha da Juventude (é anónimo e podem-te ajudar em todas as questões que precisares)

APF - Linha OPÇÕES 707 200 249 - Linha de informação, aconselhamento e ajuda sobre a gravidez não desejada e acompanhamento contraceptivo. Dias úteis, das 10:00h às 16:00h.

 Linha SAÚDE 24 - 808 24 24 24 (24 horas por dia)

Direcção-Geral da Saúde - www.dgs.pt

Associação Médicos pela Escolha - www.medicospelaescolha.pt

SOS Grávida - 808 200 139 - Linha de informação, apoio e assistência a grávidas. Dias úteis, das 10:00h às 18:00h.