INFEÇÕES (DOENÇAS)
SEXUALMENTE
TRANSMISSÍVEIS
Uma infeção sexualmente transmissível (IST) é uma infeção que se apanha quando tens relações sexuais.
Para além do VIH que está na origem da SIDA, existem outros agentes patogénicos que podem ser transmitidos durante a relação sexual (vírus, bactérias, parasitas unicelulares, fungos). Algumas destas infeções, por exemplo a hepatite B, a clamídia, a gonorreia ou o herpes, são mais frequentes que uma infeção pelo VIH e também podem ter consequências graves.
As infeções sexualmente transmissíveis (IST) quando não detetadas e tratadas podem ter consequências graves: desde prurido (comichão) e corrimentos, passando por lesões no fígado, ficar estéril (tanto a mulher como o homem) e ainda algumas formas de cancro.
Na verdade para apanhares alguns destes microrganismos não tem que se ter uma relação sexual completa. Alguns pode ser apenas através do toque nos órgãos sexuais.
As IST são ainda “portas” para outras infeções. Nas pequenas feridas que estas provocam nos órgãos sexuais, na boca ou no ânus, encontram-se células especiais que são bem mais sensíveis aos agentes patogénicos que a pele sã da mucosa. Assim, as IST aumentam o risco de uma infeção pelo VIH.
O QUE PODES SENTIR SE APANHARES? arder muito a fazer xixi ... secreções amareladas-esverdeadas e muita comichão... MAS: muitas mulheres e homens não sentem absolutamente NADA.
Os Sintomas de IST nos homens
Os Sintomas de IST nas mulheres
Até 1 em cada 10 jovens tem uma destas doenças e infelizmente 90% deles não sabem, porque não sentem nada. Uma vez infetada uma pessoa mantem-se infetada até ser tratada ... não passa só por ficar à espera.
Qual a maneira eficaz para não ter isto?? Não ter relações sexuais com qualquer pessoa infetada (DIFÍCIL) OU usar PRESERVATIVO SEMPRE!!
COMO SE APANHAM ESTAS INFECÇÕES?
As principais vias de transmissão de IST são:
É fundamental encontrar profissionais de saúde com os quais se sinta confortável para conversar e que possam assegurar o acompanhamento.
Sempre que se inicia uma nova relação sexual é importante falar com o parceiro sobre as relações anteriores, de modo a prevenir os riscos de contrair uma IST.
Para além das infeções lembra-te que podes sempre ENGRAVIDAR.. ou engravidar a pessoa com quem estás... há pessoas super compatíveis, que engravidam numa única vez em que não usaram o preservativo ou num único dia em que a rapariga se esqueceu de tomar a pílula...