Topas

 

 

A primeira vez dói?

primeira-vez_dest.jpg

Esta é uma questão que imensas pessoas têm, principalmente as raparigas.. ouve-se dizer muita coisa!

    Não tem que doer quando tiveres relações sexuais pela primeira vez.. o TRUQUE: se o fizeres lentamente, gastando muito tempo em preliminares (beijos e mimos) e se o teu parceiro gostar muito de ti e esperar até te sentires pronta.  

    Esta parte do gostar muita gente não fala quando se levantam os temas da sexualidade ... claro que há a questão da atracão física entre os dois que também é importante ... mas realmente quando um casal gosta um do outro há ali uma energia e um respeito que fazem a diferença.

    Os rapazes podem conseguir uma ereção numa questão de segundos, mas a biologia das raparigas é diferente. Elas precisam de mais tempo, em média 20-30 minutos, para a sua vagina estar realmente pronta para a penetração. A vagina produz grande quantidade de fluido para lubrificar mas não o consegue fazer instantaneamente. E outra coisa fundamental ... se estiveres stressada, sem teres bem a certeza que queres dar este passo com o teu namorado a tua vagina vai-se comportar de acordo com esses sentimentos e não vai lubrificar tão bem e pode ser muito doloroso.

     Às vezes os rapazes querem apressar as coisas e então tens que lhe dar instruções e dizer-lhe para esperar alguns minutos. Se é a tua primeira vez provavelmente o teu hímen vai romper (é a parte muito fina de pele que cobre parcialmente a abertura da vagina), o que pode ser um pouco doloroso e sangrar um pouco, mas, novamente, se a tua vagina estiver lubrificada e `pronta´ , vai ser muito mais confortável. Se ele não esperar é mesmo importante que saibas que se pode parar em qualquer momento...não te forces a nada porque essas más experiências ficam sempre marcadas em ti.

     Antes mesmo de pensar em fazer sexo é preciso saber sobre contraceção e ficar a conhecer o rapaz muito bem, para saber que podes confiar nele e que ele vai respeitar todos estes passos para que possas usufruir em pleno desta experiência tão importante.

FÓRMULA = Método para não engravidar + preservativo para que não apanhes nenhuma doença sexual + muito carinho entre vocês

     Muitas raparigas lamentam a sua primeira experiência sexual (sabias que em Portugal só 80% das raparigas se arrependeram de ter tido a 1ª vez na altura que tiveram e preferiam ter esperado?). Respeita o teu tempo. Tens a vida toda para isso e a pressa está só na cabeça das pessoas. A pressa que há mesmo é para ser feliz. Mesmo que as pessoas te digam que já começaram... que é estranho ser virgem... pensa bem nos 80% que te falei! É fácil falar...

       Sexo pode significar todos os tipos de coisas, incluindo preliminares, mas também a relação sexual. Ter relações pode resultar numa gravidez ou fazer com que apanhes algum tipo de doença sexualmente transmissível. Usar um preservativo ajuda a proteger-te contra estas complicações. Se fores ter relações sexuais com alguém, então precisas de ser capaz de lidar com estes possíveis problemas. A maioria dos adolescentes não estão preparados e querem esperar até serem mais velhos. Há muitas coisas divertidas para fazer, como abraços e beijos, que não envolvem a relação sexual, e que te vão pondo cada vez mais à vontade com o teu corpo e com o corpo dele. Se essa pessoa te ama vai esperar por ti o tempo que precisares.

  Se desejares mais informação consulta:  

Portal da Juventude - Sexualidade em Linha , podes ligar 707 20 30 30 - Linha da Juventude (é anónimo e podem-te ajudar em todas as questões que precisares)