Topas

 

Cinto de Segurança

cinto_seguranca.jpg

Temos sempre a tendência para pensar que vai correr tudo bem, que nada de mal nos vai acontecer, que só acontece aos outros, mas sabes uma coisa? As pessoas que sofreram acidentes sem cinto de segurança e têm agora as suas vidas destruídas ou condicionadas por esse acidente ... também achavam o mesmo! Lembra-te disso a próxima vez que pensares em não colocar o cinto de segurança.

          

1 - O cinto de segurança tem como principal função segurar e manter o passageiro no seu lugar, minimizando as feridas em caso de colisão, evitando que a pessoa saia disparada, que bata contra elementos duros do interior do carro e se mexa dentro do veículo. Lembre-se que o cinto de segurança é um seguro de vida, por isso não se esqueça dele, use-o sempre

2 - Não importa nada se o trajecto é curto, médio ou de longa distância, na cidade, pela auto-estrada, etc. É obrigatório usar sempre o cinto de segurança pois a maioria de acidentes de trânsito que acontecem são imprevisíveis e nunca se sabe se irás passar por esta situação a qualquer momento.

3 – É bom saber também que o uso do cinto de segurança é tão importante nos bancos da frente como atrás. Usar o cinto no banco de trás não só protege esses passageiros mas também reduz o risco de morte do motorista e do co-piloto num acidente. Foi demonstrado que um passageiro com um peso de 50 kg que viaja na parte de trás do veículo que circula a 50 km/h pode produzir uma força de 3000 kg sobre o banco da frente no seu deslocamento.

4 - Para compreender a importância de colocar o cinto de segurança é necessário conhecer o que acontece no interior de um carro em caso de acidente. No momento em que ocorre uma colisão, no veículo produzem-se 2 impactos: o primeiro é a colisão em si, e o segundo é a colisão dos ocupantes com o carro que pode até atirar as pessoas para fora do carro. Quando há uma colisão, o automóvel pára de forma brusca mas os passageiros continuam a mover-se na mesma velocidade, e o impacto pode chegar a ser mortal.

Não é seca... infelizmente a ciência é o que diz... 

 cinto imagem 2.jpgcinto imagem.jpg