Topas

 

Estás preparado?

cursos_profissionais.jpg

 ESTÁS PREPARADO?

 Agora que estás numa fase nova da tua vida é fundamental pensares se estás preparado para alguns riscos ... aqui ficam alguns que adolescentes como tu têm atravessado... uns fortes e outros mais fracos... em que grupo estás tu??

ACIDENTES NA ESTRADA

Sabias que são a principal causa de morte entres adolescentes... sim... morte... não nos enganámos....

Nunca é demais relembrar. Nunca conduzas sem carta, nem te deixes ser conduzido por alguém sem carta, se bebeste não conduzas, nem entres num carro conduzido por alguém que suspeitas que tenha bebido, se andares de mota ou bicicleta, usa capacete, coloca sempre o cinto de segurança, cumpre sempre as regras da estrada ou, se não fores tu a conduzir, pressiona o condutor no sentido de as cumprir. Lembra-te, se és um passageiro e não te sentes seguro com o comportamento do condutor, podes sempre pedir-lhe que pare, para te deixar sair e ligar a alguém para te vir buscar: pais, irmão mais velho, amigo, familiar, polícia.... DIZER QUE NÃO É A COISA QUE PROVAVELMENTE TE CUSTA MAIS MAS QUE É A MAIS IMPORTANTE!

acidentes estrada.png

 VIOLÊNCIA

 Infelizmente a nossa sociedade não é perfeita e existem pessoas que nos podem fazer mal, mas podemos estar alerta e preparados... Evita locais isolados e bairros que sabes à partida que são mais perigosos; quando andas na rua evita mostrar objetos caros; se fores assaltado na rua não te negues a entregar os teus objetos (são apenas objetos, não valem a tua segurança); não te envolvas em brigas ou disputas, evita discussões.

violência.png

 INTERNET

 A internet é um excelente meio de comunicação e de busca de conhecimento, mas há riscos e perigos... Não te esqueças que além de todas as coisas fantásticas que existem na internet, há também pessoas mal intencionadas. Nunca divulgues, na internet, a pessoas desconhecidas os teus dados pessoais (nome, morada, números de identificação, fotografias) nem dos teus familiares ou amigos e nunca combines encontros com estranhos pela internet, muito menos se fores sozinho. Se tiveres dúvidas ou te aparecer algo estranho, chama um adulto e mostra-lhe para saberes outra opinião.

Vê este vídeo de Cyberbullying...está mega!! 

cyberbullying.png

 

 SUICÍCIO

 Todos nós já nos sentimos tristes, desanimados, sem saber bem o que fazer... Existem situações em que estes sentimentos se podem tornar extremamente intensos, dando origem a uma doença - a depressão. Pessoas que estão deprimidas vêem o mundo de forma forma diferente, não conseguem encontrar soluções e sentem um grande sofrimento. Em situações destas pode acontecer que estas pessoas pensem em acabar com a própria vida. É fundamental que nestas situações as pessoas procurem ajuda porque a depressão é tratável. Mesmo que não consigamos ver uma solução para os problemas neste momento, as coisas podem evoluir de forma mais favorável do que imaginamos e aquilo que parecia extremo pode-se tornar apenas um percalço na nossa vida que nos torna mais forte. Mas as pessoas deprimidas não conseguem pensar assim, faz parte desta doença. É por isso que é tão importante procurar ajuda. Há tratamentos que podem mesmo resolver estes problemas. Lembra-te: se algum dia te sentires assim fala com alguém (os pais, um professor, um amigo, um médico). E se um amigo teu te disser que se sente assim, leva-o até alguém que o possa ajudar.

suicídio.png

Temas Relacionados