Topas

 

Dificuldades de Aprendizagem

dif aprendizagem.jpg

Dificuldades de aprendizagem como o nome indica são problemas que causam problemas de a aprender.

É importante que saibas que as dificuldades de aprendizagem não significam ter um QI baixo! (QI = Quociente de inteligência)

As pessoas com estas dificuldades têm uma ou mais funções cerebrais que não estão a trabalhar bem… ou seja… até podem ser muito inteligentes mas com estas funções afetadas torna-se difícil para elas aprenderem, lembrarem-se do que aprenderam e consequentemente usarem a informação aprendida.

Quais são os sintomas das dificuldades de aprendizagem?

O principal sintoma é não ser capaz de aprender (ler, escrever ou fazer contas) tão bem como as outras pessoas.

1) O mais importante é detetar que há esta alteração precocemente;

2) Falar com um médico sobre estas dificuldades para que ele perceba como foi o desenvolvimento desde o nascimento e quando começaram a existir sintomas na aprendizagem;

3) O médico irá decidir que testes valem a pena a criança/adolescente fazer para aprofundar o problema e perceber o que se está a passar:

  • Teste de QI
  • Visão
  • Audição
  • Discurso falado, escrita
  • Avaliar a motricidade (habilidades motoras)
  • Problemas de saúde, estudar os antecedentes familiares e pessoais da criança/adolescente
  • Problemas emocionais relacionados (tanto podem ser causa deste problema como podem ser um reflexo de a pessoa não se sentir igual aos outros) 

Estes testes servem também para excluir outras causas das dificuldades a aprender como são exemplos: surdez, problemas cerebrais, distúrbio social e emocional, ou influências ambientais (por exemplo, diferenças culturais, instrução insuficiente/inadequada, fatores psicogénicos).

Com esta definição toda complicada o que se tenta esclarecer é se simplesmente não existe uma causa para teres dificuldade em aprender... se acham que apesar de te esforçares és diferente dos outros rapazes ou raparigas ... Há pessoas especializadas em perceber o que se passa contigo ...  e pode ser que haja mesmo uma razão para as coisas não estarem a correr bem.